Professores e alunos do município terão jornada ampliada

Educação - Destaques

Item fez parte das negociações do Acordo Coletivo que garante reajuste de 6,09%; secretaria de Educação implantará a mudança de forma gradual para os estudantes

Em junho, a Prefeitura de Várzea Paulista e o Sindicato dos Servidores de Várzea Paulista fecharam o termo de Acordo Coletivo que garante aos servidores o reajuste de 6,09%, sendo que 3% terá efeito financeiro a partir do deste mês e o restante necessário para atingir o índice reconhecido, assim como os meses anteriores, serão pagos em janeiro de 2011. O piso da carreira passa de R$ 698,58 para R$ 719,44 já e para R$ 741,13 em janeiro.

O ganho real nesta database é de 1,6% que somada com a evolução da remuneração desde o início do governo, em 2005, chega a 10,89%, ou seja de 2005 para cá a inflação foi de 27,87% e o reajuste de 43,91%.

Aumento da jornada

Os professores de educação infantil em regime de 20 ou 24 horas semanais podem ampliar sua jornada até 30 horas. No caso de professores do ensino fundamental, que cumprem 30 ou 32 horas semanais, pode-se estender até 36.

Para os professores da educação infantil a grande mudança é a ampliação da jornada em sala de aula, que passa de quatro para cinco horas diárias – uma hora a mais por dia – com início previsto para o mês de agosto.

No caso do ensino Fundamental, as horas quatro ou seis horas que podem ser atribuídas para se chegar ao teto da jornada serão aplicadas em forma de projetos e formação continuada que devem ser voltados para o benefício do aluno e passam por aprovação prévia da Secretaria de Educação.

Os professores interessados devem protocolar o pedido de aumento de jornada até o dia 2 de julho, no setor de protocolo da Prefeitura. Após essa data os pedidos de ampliação poderão ter vigência somente para o ano letivo de 2011.

Atualmente o ensino municipal conta com 471 professores (infantil e fundamental), sendo que 346 já trabalham em jornada ampliada, de 24 em Educação infantil e de 32 horas no Fundamental.

Benefício para alunos e professores

A secretaria de Educação tomará as providências necessárias para a aplicação da nova jornada, bem como na mudança da rotina das escolas de Educação Infantil, adaptando o plano de ampliação que estava previsto para ser implantado no inicio do ano.

Para Dulcelina Maria Santana, professora há 16 anos em Várzea e diretora da EMEI Delminda Leda de Medeiros e Silva Vital a ampliação é uma grande evolução para o ensino municipal. “Estávamos esperando ansiosamente por essa ampliação de jornada. Não é só benefício para o professor, mas também ganho do aluno que terá mais uma hora de permanência na sala de aula”, conta.

“É um grande incentivo para que os professores não precisem se dividir em dois empregos, já que jornada pode chegar até 36 horas. Se dedicando exclusivamente ao ensino municipal o professor pode desenvolver projetos complementares, como reforço paralelo, musicalização, leitura de contos dentre outros”, afirma a diretora da EMEF Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi, Ivone Falcetti Esteca.

Confira aqui o Termo de Acordo completo