6ª Orquivárzea já tem data definida

Esporte e Lazer - Destaques

Exposições das mais belas orquídeas do Brasil, muita música em um espaço para toda a família

A 6ª edição de uma das maiores festas de Orquídeas do Brasil já tem data definida. A Orquivárzea será nos dias 20, 21 e 22 de agosto, com exposição, expresso orquidário, praça de alimentação, apresentações musicais e um grande show no dia 21. Reconhecida nacionalmente, a festa trará para sua exposição milhares de belas e raras orquídeas, trazidas por orquidófilos de todo o País, que concorrerão a prêmios nos concursos técnico e popular.

A festa, que já faz parte do calendário de eventos do município e da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob), recebeu no último ano cerca de 70 mil pessoas, que admiraram a beleza das orquídeas e assistiram aos shows com Titãs e Dominguinhos. A festa também já recebeu outros grandes nomes da música popular brasileira como Almir Sater, Lenine, Zé Geraldo, Chico César e Zé Ramalho.

O potencial de Várzea Paulista como produtora de orquídeas foi descoberto há seis anos, e evidenciado através da Orquivárzea. “A festa já se tornou tradição. Não é somente um evento. Ela traduz o sentimento de orgulho e de autoestima da população, que viu nos últimos anos Várzea Paulista se transformar na cidade símbolo das orquídeas”, conta orgulhoso o prefeito Eduardo Pereira, que se tornou orquidófilo com a realização da festa.

Várzea Paulista: Cidade das Orquídeas

Lançado em 2005, o projeto ‘Várzea Paulista: Cidade das Orquídeas’ tem o objetivo de divulgar a marca da cidade em todo o território nacional e até mesmo em outros países. Além da realização anual da Orquivárzea, o governo utiliza em todos seus materiais o logo ‘Cidade das Orquídeas’, criando uma identidade visual positiva. Nas escolas municipais, professores desenvolvem atividades relacionadas ao tema e incentivam o cultivo de orquídeas.

Ações para mídia, com a divulgação dos quatro orquidários existentes na cidade – Biorchids, Flores Vivas, Emanuel e Fioresi – e sobre a potencialidade de cultivo, comercialização e exportação da planta tornaram Várzea Paulista conhecida nacionalmente na área. Com isso foi criada a Associação dos Orquidófilos de Várzea Paulista e a inclusão da festa no calendário da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil.

Neste ano também se iniciou o plantio de orquídeas nas praças, áreas públicas e vias da região central. Mais de 400 flores já foram plantadas e outras 380 ainda estão sendo espalhadas por diversos pontos da cidade, tornando a orquídea e sua representatividade parte do cotidiano da população.