Região se une por implantação de universidade federal

Governo e Administração - Destaques

A região de Jundiaí está cada vez mais unida na luta pela instalação de uma universidade federal. A convite do prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, o reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Targino de Araújo Filho, fará uma palestra aos prefeitos das cidades envolvidas, no dia 24 de junho, às 15h30 horas, no Hotel Express-Inn Orquídea, em Várzea Paulista.

O reitor vai expor a importância da instalação de uma universidade federal ou Instituto Federal de Ensino Superior para a região que engloba a Aglomeração Urbana de Jundiaí, o quanto isso vai alavancar o desenvolvimento dos municípios e os procedimentos necessários para a concretização deste projeto. “Somando todas as cidades da região alcançamos uma população de mais de um milhão de habitantes e não temos nenhum curso superior gratuito, fora os tecnólogos. Nossa região precisa e merece essa conquista”, ressalta Eduardo. Em conversas com o ministro da Educação, Fernando Haddad, já houve a sinalização sobre a necessidade de vinda de uma instituição federal com essa missão. Haddad comprometeu-se em se empenhar para tornar o projeto possível.

Cidades envolvidas

Serão convidados para o evento os prefeitos e secretários de Educação e Desenvolvimento das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí, que são Várzea Paulista, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Louveira, Jarinu, além de outras cidades vizinhas que também serão beneficiadas, como Itatiba, Cajamar, Morato e Franco da Rocha.