EGDS completa dois anos de desenvolvimento do servidor

Educação - Destaques

Data foi lembrada com palestra e entregas de certificados aos alunos

No último dia 12 de junho, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor completou dois anos. A festa aconteceu na última quarta-feira (16) e contou com a participação de servidores e a palestra ‘A Importância da Capacitação no Setor Público’, ministrada pelo doutor em Ciência Política pela USP, Clóvis Bueno de Azevedo, membro docente do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas. Também foram entregues os certificados para os alunos concluintes dos cursos.

O secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado, considera a ocasião uma conquista. “Estamos engatinhando, mas quero ressaltar que nada disso seria possível sem o empenho dos servidores, especialmente os educadores, que viram no projeto a oportunidade de desenvolvimento”, afirma.

Para o prefeito Eduardo Pereira, pensar no desenvolvimento do servidor é investir na melhoria do serviço público. “Temos que valorizar o papel dos nossos gestores para que desempenhem cada vez melhor seu papel no serviço público”, diz Eduardo.

De acordo com Clóvis Bueno, o fato de Várzea ter uma Escola de Governo diferencia sua Prefeitura de muitas outras cidades. “O surgimento das Escolas de Governo é um marco recente na história do país, recente que eu digo é de uns 15 a 20 anos. Isso só é possível e levado com seriedade quando se possui uma gestão centrada, democrática e focada no desenvolvimento social e no serviço à população, o que infelizmente ainda não é a realidade de todas as gestões públicas no país”, afirma Clóvis Bueno de Azevedo.

Sobre a EGDS

A EGDS criou, desde seu início, 1.351 vagas em diversas áreas. A capacitação é oferecida por meio de cursos e palestras, priorizando a área de atuação do servidor e sua especialidade.

Os servidores públicos municipais também podem participar da Escola como instrutores. O incentivo para quem atua como docente em atividades de capacitação é a gratificação do curso, recebida quando as aulas são ministradas sem prejuízo das atribuições do cargo. Vinte e dois servidores participantes do ‘Programa Instrutor Servidor’ ministraram mais da metade dos cursos da EGDS.

OS NÚMEROS DA EGDS EM 2 ANOS:
– 1351 vagas (73% do total de servidores).
– 15 capacitações diferentes desenvolvidas com 43 turmas no total.
– 3500 horas de capacitações (entre cursos e palestras).
– 22 servidores já atuaram como instrutores nos cursos da Escola.
– 82% dos instrutores possuem nível superior e o restante curso técnico.