Mês do Meio Ambiente conscientiza crianças sobre preservação

Meio Ambiente - Destaques

Maquete e Trilha Sensorial’ atraem estudantes para o Parque Ecológico Chico Mendes

O Parque Ecológico Chico Mendes, em Várzea Paulista, recebeu na manhã de hoje (14) os alunos da EMEF Professor Oswaldo Camargo Pires. A visita faz parte das atividades do 4º Mês do Meio Ambiente, lançado no início de junho, pela Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do departamento de Meio Ambiente. A iniciativa visa promover a educação ambiental no município, com o intuito de tornar seus temas e reflexões permanentes no dia-a-dia da população.

No local, os estudantes aprenderam sobre a necessidade de preservação do planeta de forma lúdica e divertida. Para tanto, a equipe do Centro de Educação Ambiental elaborou uma mostra sobre a bacia do rio Jundiaí, que ficará em cartaz até dia 30 de junho, nas dependências do parque. A exposição conta com uma maquete que expõe o curso do rio desde a sua nascente, no município de Mairiporã, até o desemboque final das águas no Rio Tietê.

No entanto, o momento mais esperado pelas crianças foi a ‘trilha sensorial’, na qual elas permaneceram descalças e com os olhos vendados durante todo o percurso. De acordo com Marisia Inez Gomes, coordenadora do Parque, a proposta é estimular nos alunos as sensações provocadas pelo toque, olfato e pela audição, a fim de fazê-los identificar as belezas que o Meio Ambiente oferece ao homem de forma natural. Após desfrutarem das percepções positivas, a coordenadora explica que as crianças ‘enfrentam’ o lado ruim imposto à natureza pela ação do homem. “Depois de sentirem aromas de frutas e pisarem na água limpa, as crianças conhecem a dura realidade dos lixos depositados de maneira errada”, explica.

Com uma programação variada e rica em conteúdo, o Mês do Meio Ambiente traz temas atuais e que interferem diretamente na vida da sociedade. Desta forma, Marisia explica que as crianças tornam-se agentes multiplicadores de informação, já que podem transmitir os conhecimentos aos familiares e demais amigos. “Quando um adulto repreende o outro por alguma ação prejudicial ao meio ambiente, ele se importa menos em mudar de atitude. Mas, quando as broncas ou os conselhos partem do próprio filho, é como se eles se sentissem obrigados a agir de outra forma, já que os pais servem de espelho e referência na educação da criança”, observa.

E esta semente já começa a dar frutos. Yasmin Santos, 8 anos, conta que tudo o que aprende na escola repassa aos pais e ao irmão. Para ela, alertar sobre os problemas enfrentados pela natureza é papel de todos, incluindo as crianças e os adultos. “Se minha mãe joga o lixo em lugar errado eu a corrijo. Às vezes, ela não sabe o destino certo, mas eu já aprendi na escola e, por isso, posso ensiná-la também”, relata.

Rio Jundiaí

A coordenadora do Parque Ecológico ressalta a necessidade de discutir alguns pontos sobre o Rio Jundiaí, pois, segundo ela, há poluição desde a sua nascente, em Mairiporã. “Naquela cidade foi construída uma espécie de casa para cobrir o olho d’água. No entanto, essa proteção não contribui em nada, já que o cimento utilizado polui o rio e o solo.

O Mês do Meio Ambiente tem como parceiros ambientais a Câmara Municipal de Várzea Paulista, Continental, Sabesp, KSB, TransVárzea, Banco do Brasil, Trans Oliva, ONG Caminho Verde, A´doro, Elekeiroz, Associação Mata Ciliar, Coati e Eco Mursa.

07 a 30/06/2010
Exposição Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí
Trilha Ecológica
Local: Centro de Educação Ambiental – CEA