EGDS: dois anos de capacitação para o servidor

Gestão Pública - Destaques

Comemoração acontece dia 16, com entrega de certificados e palestra

Pioneira na região de Jundiaí, a Prefeitura de Várzea Paulista comemorou no dia 12 de junho, o segundo ano da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, a única das cidades de seu entorno. Criada com a missão de viabilizar e implantar o programa de capacitação dos servidores públicos municipais, previsto nas novas carreiras já implantadas, nasceu como forma de sistematizar, integrar e consolidar os diversos esforços de capacitação desenvolvidos pelas secretarias municipais. A EGDS criou, desde seu início, 1.351 vagas em diversas áreas. A capacitação é oferecida por meio de cursos e palestras, priorizando a área de atuação do servidor e sua especialidade.

Os servidores públicos municipais também podem participar da Escola como instrutores. O incentivo para quem atua como docente em atividades de capacitação é a gratificação do curso, recebida quando as aulas são ministradas sem prejuízo das atribuições do cargo. Vinte e dois servidores participantes do ‘Programa Instrutor Servidor’ ministraram mais da metade dos cursos da EGDS.

Henderson Tavares dá aulas na escola desde 2008. Servidor da Educação, ele é responsável pelas aulas de Informática com ênfase em Inclusão Digital, destinadas aos alunos que não têm acesso à computação, e de Informática, direcionada ao Pacote BrOffice, oferecidas aos servidores que atuam na área administrativa. “As aulas de inclusão digital são gratificantes, pois os alunos ficam animados com a nova ferramenta de trabalho que aprendem”, comenta o professor.

A Escola mantém um banco de currículos e os instrutores são chamados de acordo com o objetivo do curso, público-alvo, assuntos abordados, dificuldade e complexidade dos temas tratados, além da experiência dos mesmos com o tema.

Conquistas

Quem faz os cursos também percebe os benefícios trazidos pelas capacitações. Manoel Marques, servidor há dois anos na secretaria de Infraestrutura, conta que, além dos cursos do EJA – Ensino Fundamental e Ensino Médio -, também fez o de Informática (Inclusão Digital). Os novos conhecimentos adquiridos foram fundamentais para, após 30 anos sem estudar, conseguir passar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) “Quando entrei na Prefeitura, meus companheiros começaram a me incentivar e voltei a estudar. Consegui atingir esse meu objetivo. Criamos amizade com os professores e com os colegas também”, conta, orgulhoso.

Comemoração

Para comemorar os dois anos da EGDS, no dia 16 de junho de 2010, a partir das 14 horas, no auditório do Espaço Cidadania, será feita a entrega de todos os certificados para os servidores que já completaram seus cursos.

Haverá também a palestra ‘A Importância da Capacitação no Setor Público’, ministrada pelo doutor em Ciência Política pela USP, Clóvis Bueno de Azevedo, membro docente do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas.

OS NÚMEROS DA EGDS EM 2 ANOS:
– 1351 vagas (73% do total de servidores).
– 15 capacitações diferentes desenvolvidas com 43 turmas no total
– 3500 horas de capacitações (entre cursos e palestras)
– 22 servidores já atuaram como instrutores nos cursos da Escola
– Os instrutores presentes em 9 cursos, sendo responsáveis por 60% de todas as capacitações da Escola
– 82% dos instrutores possuem nível superior e o restante curso técnico