Zuenir Ventura: “Precisamos que nossas bibliotecas criem vida!”

Educação - Destaques

Jornalista e escritor participa de debate em Várzea e estimula a leitura e o resgate de personagens

Nesta quinta-feira (10), a Biblioteca Municipal de Várzea Paulista recebeu o jornalista e escritor Zuenir Carlos Ventura para um descontraído bate-papo com a população. O evento, faz parte do programa ‘Viagem Literária: bate-papo com o escritor, literatura para todos’.  “Quando lemos um livro e entramos no seu universo, imaginando e viajando com a história achamos que o escritor é alguém intocável. Essa iniciativa não só incentiva a leitura, como também quebra esse mito”, afirma o vice-prefeito Lula Raniero.

Zuenir embalou um bate-papo descontraído e encantou os presentes com algumas das histórias vivenciadas por ele durante sua trajetória. “Descobri que tudo acontece por acaso na minha vida. Virei jornalista por um acaso e escritor por outro e acabei descobrindo minha vocação. Eu brinco que,l se rasparem minha pele não vai sair sangue, mas tinta de jornal”, conta bem humorado.

O autor também detalhou partes da história escrita em seu livro reportagem ‘Chico Mendes – crime e castigo’, onde ele relata

sem nenhuma isenção o bárbaro assassinato do sindicalista e líder seringueiro e de Genésio, que aos 14 anos se tornou testemunha-chave do caso.

Outro destaque foia  publicação  ‘Inveja – Mal Secreto’. “Tive grande dificuldade em como começar a escrever2 esse livro. Como escrever sobre um pecado que ninguém assume cometer? Ninguém se assume invejoso, mas sim invejado. Então resolvi escrever um livro que conta a história de alguém que escreve um livro sobre a inveja. Acho que deu certo”, conta.

Sobre o jornalismo, Zuenir relembra o quão importante são os personagens populares. “A mídia está tão preocupada em pegar a visão dos famosos que se esquecem que as melhores histórias são as do povo. Elas que devem ser aclamadas”, finaliza.

Ao final do evento, Zuenir retomou a importância do estímulo da leitura. “Precisamos que nossas bibliotecas criem vida, que sejam o ‘point’ dos jovens. Tornar a leitura um prazer e não uma obrigação e isso começa em casa e na escola. Temos sim grandes concorrentes, a internet, o vídeo-game, mas é nossa obrigação conquistar e seduzir a moçada. Sonho que num futuro tenhamos viciados em leitura”, finaliza.

O Viagem Literária é um projeto desenvolvido pelo governo do Estado nos municípios paulistas.