Cidade vira canteiro de obras e Prefeitura investe R$ 16 mi

Infraestrutura - Destaques

Nos últimos meses, a Prefeitura de Várzea Paulista, aproveitando o fim das chuvas, retomou importantes obras da cidade em ritmo intenso e deu início a novas realizações, que são visíveis nos quatro cantos do município. Desde o início do período de estiagem, a Várzea virou um canteiro de obras. Uma parte delas já foi entregue, como a ponte Pequeri-Tanabi, no Jardim América III; e muitas estão em andamento ou já foram anunciadas, que é o caso da pavimentação de mais quatro ruas do Jardim América IV, deixando o bairro 100% asfaltado.

O poder de realização de grandes obras, como a duplicação da avenida Duque de Caxias e a urbanização da Vila Real, é uma marca do atual governo, que viabilizou iniciativas como estas através do aumento do orçamento municipal, que dobrou entre 2004 e 2009, saltando de R$ 51 milhões para R$ 117 milhões. A previsão para 2010 é de R$ 133,5 milhões.

O prefeito Eduardo Pereira atribui a grande ascensão do orçamento municipal ao longo de seu governo à busca por recursos externos através da elaboração de projetos em diversas áreas. “Apenas com a arrecadação municipal não seria possível promover tantas realizações. Por isso, adotamos como política de governo o esforço para conquistar parcerias e aumentar a nossa capacidade financeira através de verbas externas”, explica.

Dos R$ 16,4 milhões que estão sendo investidos nas principais obras da cidade neste primeiro semestre, 93% consistem em repasses do Governo Federal, que correspondem a cerca de R$ 15,3 milhões, sendo cerca de R$ 10 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  O Governo Estadual é responsável pelo repasse de R$ 351 mil, o correspondente a 2%. O restante é custeado por contrapartidas da Prefeitura.