Sábado tem Feira de Trocas Solidárias na Vila Popular

Neste sábado (12), a praça de lazer da Vila Popular recebe a Feira de Trocas Solidárias, que acontece das 9 às 13 horas. A feira faz parte dos trabalhos de Economia Solidária de Várzea Paulista e foi organizada pela Comissão popular da região Oeste.

Quem quiser participar pode levar à feira os produtos feitos em casa ou o que possui e já não necessita mais, disponibilizando-os para troca. Para isso, os itens devem ser levados ao ‘Ecobanco’, onde uma parte será aceita e depositada em troca de uma quantidade de moeda social territorial, específica da feira da Vila Popular, denominada ‘Popular’, que também pode ser utilizada para adquirir produtos e serviços da feira.

Se a pessoa não tem produtos para trocar, mas deseja participar para conhecer a experiência, ela pode comprar produtos dos empreendimentos solidários da feira e trocar no ‘Ecobanco’ pela quantidade correspondente de moedas sociais, que serão utilizadas para adquirir outros produtos na feira. “É importante que toda comunidade participe e estimule o crescimento das atividades solidárias. A Feira de Trocas não visa o lucro, mas sim mostrar que ninguém é pobre demais que não tenha algo para trocar com a comunidade”, afirma a secretária de Cidadania e Assistência Social, Giany Povoa.

A praça de lazer da Vila Popular fica na rua Minas Gerais, sem número.


Moeda Social

A moeda social surge na economia solidária como alternativa ao escambo e possui características próprias, sendo considerada um instrumento de desenvolvimento local, destinada a beneficiar o mercado de trabalho dos grupos que participam da economia da localidade. Seu uso é restrito, e a sua circulação beneficia a redistribuição dos recursos na esfera da própria comunidade. 

Em Várzea Paulista, a moeda social tem o nome de ‘Saber’. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia  capitalista globalizada e promove a inclusão social.