Prefeitura inicia campanha de segurança para o transporte de crianças

Trânsito - Destaques

Mesmo com a nova lei entrando em vigor somente em 1º de setembro, a Secretaria de Trânsito e Transporte Público de Várzea Paulista se adiantou e está promovendo em semáforos da cidade e nas escolas, pedágios com distribuição de materiais educativos quanto ao transporte de crianças com idade inferior a dez anos, seguindo as diretrizes estabelecidas pela resolução 277, elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha começou nesta quarta-feira (9), com caráter educativo e só multará a partir de setembro.

Adroaldo Pereira Santos, diretor de trânsito, ressalta a importância da campanha. “Estamos fazendo uma abordagem, principalmente com carros que tenham crianças. É importante usar a cadeirinha para protegê-las, pois o número de crianças que morrem em acidentes de carro é muito grande”, comenta, lembrando que o prazo para os pais que ainda não adquiriram o prazo vai até o dia 1º de setembro.

Atenção
-crianças de até 1 ano: Bebê-conforto no banco de trás no sentido contrário do motorista
-crianças de 1 a 4 anos: cadeirinha no banco de trás
-crianças de 4 a 7 anos: assento de elevação no banco de trás
-crianças de 7 anos e meio a 10 anos: cinto de segurança no banco de trás.

Prevenção

O uso do cinto de segurança não basta para garantir que as crianças estejam protegidas, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 metro de altura. Os dispositivos de retenção conhecidos como bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança diminuem drasticamente as chances de mortes e lesões de crianças em casos de colisão.

Cada dispositivo de retenção tem uma forma específica de instalação. Por isso, é importante seguir as instruções do manual do bebê-conforto, da cadeirinha e do assento de elevação. Os veículos também trazem em seus manuais especificações sobre a instalação dos dispositivos de retenção.