Várzea Limpa recolhe 58 toneladas de materiais

Infraestrutura - Destaques

Programa recupera cidade após período de chuvas e desenvolve ações de prevenção contra enchentes

O Várzea Limpa, mutirão de limpeza e manutenção da cidade, que teve início em abril, já coletou 58 toneladas de materiais não utilizáveis nos dois primeiros setores contemplados pela iniciativa, que correspondem às regiões da Vila Popular e Jardim Buriti. “Essa ação tem feito a diferença nos últimos cinco anos, desde que o programa foi implantado, diminuindo a incidência de enchentes e alagamentos, já que evita que esses materiais sejam depositados em córregos e bocas de lobo”, observa o prefeito Eduardo Pereira.

Para intensificar ainda mais a ação do Cata-Treco, a Prefeitura contratou dois caminhões com carroceria, além de outras três máquinas, sendo um caminhão basculante, uma ‘Patrol’ e um rolo compressor, para garantir o bom andamento dos outros serviços, como tapa-buracos, capinação, entre outros.

A limpeza das bocas de lobo também tem sido uma alternativa de sucesso na prevenção de enchentes. “Todos os anos realizamos o Várzea Limpa e preparamos a cidade para o próximo período de chuvas”, explica Eduardo. Até o momento, já foram limpas mais de 460 bocas de lobo.

Neste fim de semana, o cata-treco passará pelos bairros da região do Jardim Cruz Alta e Mursa, nos dias 4, 5 e 6 de junho. Na segunda-feira (2), o mutirão terá início com os outros serviços nessa região, que corresponde ao setor III. Os setores anteriores ainda estão sendo beneficiados com alguns serviços. “Com a chegada das novas máquinas, decidimos nos estender mais um tempo nos primeiros setores para garantir o bom resultado do programa”, explica Augusto Crisionor, secretário de Infraestrutura.

Várzea Limpa em números

-460 bocas de lobo limpas