Mês do Meio Ambiente começa com mostra sobre o Rio Jundiaí

Meio Ambiente - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista, através do departamento de Meio Ambiente, deu início nesta segunda-feira (7) ao 4º Mês do Meio Ambiente, lançando mais um ciclo de grandes reflexões sobre tema. Durante a abertura, foi inaugurada uma mostra sobre a bacia do rio Jundiaí, tema central do evento, que ficará em cartaz até dia 30 de junho, no Parque Ecológico Chico Mendes.

Com uma programação bastante variada, o Mês do Meio Ambiente tem como um de seus objetivos principais promover a educação ambiental no município, com o intuito de tornar seus temas e reflexões permanentes. Para tanto, o Departamento de Meio Ambiente estabeleceu uma parceria com a secretaria de Educação, para integrar as atividades do mês com os alunos da rede municipal, que visitarão o Parque Ecológico Chico Mendes para conferir as atrações.

A mostra sobre a bacia do Rio Jundiaí conta com uma maquete que expõe o curso do rio, desde a sua nascente, no município de Mairiporã, e com fotos e representações de diversos trechos e dos córregos de Várzea que desembocam no rio. Também no Parque Ecológico Chico Mendes, foi instalada uma ‘trilha sensorial’, na qual o visitante deve entrar descalço e vendado e experimentar sensações provocadas pelo toque, relacionadas a ícones do meio ambiente.

De acordo com Marcelo Firmino, secretário adjunto de Meio Ambiente, o evento traz temas atuais e que interferem diretamente na vida da população. “Vamos discutir questões como arborização, drenagem urbana e despoluição, temas esses que são importantes para definirmos os rumos das questões ambientais”, enumera acrescentando a importância de abordar a questão do rio Jundiaí. “Ele está poluído desde sua nascente, sofrendo interferências ao longo de seu percurso, por isso vamos reunir todas as cidades que ele corta para planejarmos sua despoluição”, explica.

Lula Raniero, vice-prefeito, fez um balanço sobre as ações desenvolvidas no sentido da preservação do meio ambiente nos últimos anos, em Várzea. “Iniciamos na cidade a reflexão sobre a questão ambiental. Este parque ecológico é um símbolo do avanço que tivemos nesse sentido e o Mês do Meio Ambiente é importante porque promove a educação ambiental, um fator que garante a conscientização das pessoas”, avalia.

O Mês do Meio Ambiente tem como parceiros ambientais a Câmara Municipal de Várzea Paulista, Continental, Sabesp, KSB, TransVárzea, Banco do Brasil, Trans Oliva, ONG Caminho Verde, A´doro, Elekeiroz, Associação Mata Ciliar, Coati e Eco Mursa.

07 a 30/06/2010
Exposição Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí
Trilha Ecológica
Local: Centro de Educação Ambiental – CEA