Nesta quinta: Zuenir Ventura em Várzea Paulista

Educação - Destaques

Nesta quinta-feira (10), o jornalista e escritor Zuenir Ventura estará em Várzea Paulista para um bate-papo aberto. O evento faz parte do projeto ‘Viagem Literária’ e acontece às 19 horas, no auditório do Espaço Cidadania – avenida Ipiranga, 151, Centro.

Uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a Funep (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão) garantiu a compra de cerca de 30 exemplares de autores que fazem parte do projeto. Dentre os títulos, estão ‘Minhas Histórias dos Outros’, ‘Cidade Partida’ e ‘1968 o Ano que não terminou’, de Zuenir Ventura; ‘A Altura e a Largura do Nada’, de Ignácio de Loyola Brandão e ‘Manual da Paixão Solitária, de Moacyr Scliar’,  escolhido o Livro do Ano de Ficção no Prêmio Jabuti de 2009.

Zuenir Ventura

Jornalista e professor universitário há cerca de 40 anos, Zuenir Ventura trabalhou em vários jornais e revistas brasileiras.
Foi na condição de jornalista que passou por Portugal durante a Revolução de Abril de 74.

Ganhou o prêmio Esso de Reportagem e o prêmio Wladimir Herzog de Jornalismo em 1989. É autor dos best-sellers ‘1968, o ano que não terminou’, ‘Cidade Partida’ e ‘Inveja – Mal Secreto’.

Em seu último livro, ‘Minhas Histórias dos Outros’, Zuenir apresenta, entre lembranças pessoais e coletivas, as principais mudanças comportamentais, políticas e sociais dos anos 50 até hoje. Amigo de Glauber Rocha, Zuenir desfaz as dúvidas sobre a verdadeira causa da morte do pai do Cinema Novo. Como se abrisse seu diário, fala sobre seu “filho adotivo”, Genésio Ferreira da Silva, testemunha do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes. Há também histórias alegres, como a da foto acidental que tirou da calcinha branca de Jacqueline Kennedy.

Assina atualmente colunas semanais nos veículos ‘O Globo’, ‘Jornal do Brasil’ e revista ‘Época’.