Alunos da rede municipal já estão no clima da Copa

Educação - Destaques

Crianças confeccionam bandeiras de seleções que ficarão expostas em pontos da cidade

Embalados pelo clima da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 11 (sexta-feira) e pelo projeto idealizado pela Prefeitura de Várzea Paulista, o ‘África 2010 – Várzea na Copa’, alunos da rede municipal de ensino, confeccionaram bandeiras dos 32 países que vão participar do torneio.

As oficinas para a confecção são participativas e todos os alunos levam o trabalho a sério. “É muito legal. Quero ajudar a fazer a bandeira para ficar bem bonita para a Copa do Mundo”, diz Joanderson dos Santos, 6 anos, estudante do primeiro ano da escola EMEI Armindo Francisco de Oliveira.

A escola do Jardim Paulista é a responsável pela bandeira da França, que foi pintada em uma tela com esponja e tinta e o acabamento feito com borboletas de papel laminado nas cores azul, branco e vermelho. “Eles pintaram e agora vão fazer a colagem das borboletas nas bandeiras”, comenta Aline Grasiele Oliveira, professora e responsável.

Os alunos, com média de 6 anos, participam da segunda Copa do Mundo desde que nasceram. Na primeira, a pouca idade não possibilita lembranças. Nesta, eles esperam ansiosos. “Copa é futebol. É gol. É taça. São países. Vou torcer muito para o Brasil ganhar essa taça”, comenta o bem-humorado Renan da Cunha, de 6 anos.

Assim que estiverem prontas e forem entregues para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer as obras confeccionadas pelas escolas ficarão em exposição em diversos pontos da cidade como parte integrante do projeto ‘África 2010 – Várzea na Copa’.