Força total: ampliada frota de máquinas para o Várzea Limpa

Infraestrutura - Destaques

Mutirão continua processo de limpeza e manutenção da cidade; fim de semana teve plantio de árvores na Vila Indaiá

Nessa semana, o Várzea Limpa deu continuidade às suas atividades e serviços com uma estrutura reforçada. A Prefeitura contratou mis cinco caminhões de funções variadas para reforçar a frota a garantir mais rapidez e agilidade nos serviços oferecidos pelo programa, que encerra no domingo (30) sua atuação no setor II, região do Jardim Buriti. O cata-treco passará recolhendo os materiais colocados pelos moradores nas calçadas nos dias 28, 29 e 30 de maio.

Os caminhões contratados para atuar no programa são dois com carroceria, para reforçar a atuação do cata-treco; uma patrol, que contribui com o nivelamento das ruas; o rolo compressor, para a operação tapa-buraco e um caminhão basculante, responsável pelo carregamento de materiais, que chegará na próxima semana. “Com a frota reforçada vamos dar um novo gás ao programa e garantir mais eficiência nos serviços”, avalia o secretário de Infraestrutura Augusto Crisionor.

Os prédios públicos também estão sendo alvo do mutirão, principalmente as escolas, entre elas a EMEF Edite Schneider, EMEIS Delminda Leda de Silva Vital, Jovino Cosme Ubaldo, Padre Wilfrido Wineake, Creche Verador José Pedro Musseli e Rosa Nanni Fiorese.

As equipes de manutenção da secretaria de Infraestrutura estão trabalhando em ritmo acelerado. Além da capinação dos terrenos e vias, elas estão intensificando a operação tapa-buraco. Nas rua que ainda não têm asfalto, como é o caso da rua Isidoro do Nascimento, no Jardim Buriti, estão sendo niveladas e recebendo cascalho. As ruas pavimentadas estão recebendo nova sinalização.

O cata-treco também está seguindo o cronograma a todo o vapor. Até o momento já foram coletadas de materiais. Nos dias 28, 29 e 30 o serviços será realizado novamente na região do Jardim Buriti, setor 2.

Plantio

No último fim de semana o vice prefeito Lula Raniero visitou o setor I para conferir as melhorias de perto e acompanhar o plantio de árvores promovido pelo programa na rua Itajaí, Vila Indaiá. “O Várzea Limpa é um programa que envolve as pessoas em suas ações e conscientiza a população sobre a importância de manter a cidade limpa”, comenta Lula.

A população participou da iniciativa e demonstrou-se satisfeita com os resultados do programa. “Este terreno tinha muito entulho e agora, com essa ação, temos a oportunidade de criar uma área de preservação. No que depender dos moradores, essas árvores vão crescer e serão muito bem cuidadas”, diz Cleonice Aparecida dos Santos Martins, moradora do bairro há 28 anos.

100 dias de mutirão

O programa Várzea Limpa 2010 teve início no início de abril, e percorrerá os seis setores da cidade, que receberão os serviços de acordo com um cronograma. Realizado anualmente, o programa tem duração de 100 dias e começa no período de estiagem, para viabilizar o trabalho das equipes de limpeza, manutenção e sinalização nas ruas. Para esta edição, a previsão é recolher cerca de 500 toneladas de material não utilizável pelo cata-treco e aplicar 1,2 mil toneladas de asfalto na operação tapa-buracos.

Várzea Limpa em números

Com início no dia de 3 abril, o Várzea Limpa já conclui os serviços na região da Vila Popular e está prestes a finalizar o setor II, que corresponde a região do Jardim Buriti. Confira o que esse grande mutirão já realizou na cidade:

-356 bocas de lobo limpas
-62 vielas revitalizadas