Várzea realiza 2º Fórum de Economia Solidária

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Evento terá como principal debate, a criação do marco legal para o Programa de Desenvolvimento Econômico Solidário do município

No próximo dia 2, a secretaria de Cidadania e Assistência Social, através do departamento de Economia Solidária, realiza o 2ª Fórum Economia Solidária, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Várzea Paulista.

Com o tema ‘Organizar para viver em cooperação, de maneira sustentável’, o fórum apresentará como principal debate o Programa de Desenvolvimento Econômico Solidário, que propõe desenvolver uma política pública de fomento à Economia Popular e Solidária. O evento contará coma presença de Leonardo Pinho, do Fórum Paulista de Economia Solidária e membro do diretório nacional de Economia Solidária do PT.

“Temos como objetivo reforçar a inclusão social, o resgate á cidadania e o combate ao desemprego e a pobreza através da geração de trabalho e renda, com participação popular”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Giany Povoa. O programa será construído baseado nas experiências bem sucedidas de políticas públicas em Economia Solidária, desenvolvidas em Várzea e em outras cidades do Brasil.

Durante o evento, também terá inicio a formação da Comissão Popular de Economia Solidária, que acompanhará os trabalhos.

Marco Legal

Para que a Política de Fomento à Economia Popular e Solidária não se torne apenas um programa de governo, mas sim uma política pública do município de Várzea Paulista e não fique restrito apenas ao atual governo é importante que seja aprovada uma lei municipal onde sejam definidas todas suas diretrizes, objetivos, competências e demais atributos que uma lei para política pública necessita. “Com essa lei, teremos possibilidades de desenvolver projetos, programas e parcerias, como por exemplo a implantação de uma incubadora, fortalecendo os grupos de economia solidária”, afirma Giany.