Projeto Atleta do Futuro chega a Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Inclusão social por meio da prática do esporte e cidadania beneficia 1,5 mil jovens

No próximo dia 29 (sábado), no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, haverá o lançamento do projeto SESI Atleta do Futuro, que desenvolve o trabalho em equipe, disciplina, ética, respeito e liderança, temas abordados às crianças e aos adolescentes que integram o programa. As práticas esportivas, brincadeiras e jogos também servem como instrumentos de inclusão social e cidadania. O lançamento acontece às 9 horas.

Ao todo, serão 1,5 mil beneficiados. As aulas serão sediadas nos ginásios de esportes da cidade: Ayrton Senna, Promeca, Vila Popular; no Parque das Orquídeas e nos campos da Prefeitura e do Jardim Paulista. “Mais do que formar atletas, o projeto tem como objetivo a formação de cidadãos”, explica Luciana dos Santos Oliveira, coordenadora do SESI (Serviço Social da Indústria), responsável pelo projeto em Várzea Paulista.

As crianças que tiverem entre seis e 10 anos participarão das oficinas multiesportivas. “As crianças terão contato com várias modalidades de esporte e temas transversais, como ética e saúde”, exemplifica o supervisor de Esportes de Várzea, Wilder de Freitas.

Já os adolescentes, de 11 a 17 anos, poderão escolher a modalidade à qual querem se dedicar, pois, parte-se do princípio de que eles já conhecem diversos esportes e já sabem em qual têm mais aptidão. Nesse caso, os participantes poderão, inclusive, participar de competições posteriores.

Parceria

Para ser implantado, foi necessário que a iniciativa tivesse uma empresa ‘madrinha’ que queira participar. É o caso da Continental Teves, que está apoiando o projeto em Várzea Paulista, como parceira da Prefeitura e do SESI.  A Prefeitura é encarregada de ceder os professores e os espaços onde as aulas serão ministradas. O SESI, oferece a metodologia, capacitação dos professores, acompanhamento e controle do projeto, uniformes, lanches, materiais esportivos e divulgação.

Capacitação

Os professores que darão aula no projeto ‘Atleta do Futuro’ passaram por treinamento nos dias 28 de abril e 3 de maio, no Sesi em Jundiaí. Os profissionais foram apresentados à metodologia e treinados para ensinarem as crianças e os adolescentes, de acordo com os moldes de avaliação, controle de presença, modalidades esportivas, brincadeiras e jogos do programa.

Inscrições

Os interessados já podem se inscrever no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, até as 1,5 mil vagas serem preenchidas. Rua Aristides Nivoloni, 240, Jardim Maria de Fátima. Tel.: (11) 4595-5538.