OP encerra 1ª fase no dia 28 e já prepara próximas atividades

Governo e Administração - Destaques

As Reuniões de Bairro do ciclo 2010 do Orçamento Participativo de Várzea Paulista serão concluídas na próxima semana, sendo a última no dia 28 de maio. Com a conclusão dessa primeira etapa, a Prefeitura já está planejando a segunda fase, que consiste nas ‘Caravanas da Cidadania’, previstas para a segunda quinzena de junho. Ao todo, foram realizados mais de 50 encontros nessa primeira fase, que percorreu todos os bairros da cidade.

Durante as Reuniões de Bairro, a população aprende sobre como funciona o OP e suas etapas, o Orçamento Público Municipal a Administração Pública, entre outros temas. Depois que o processo é explicado os moradores apresentam as demandas dos bairros e enumeram as coisas boas, para avaliá-las em conjunto e analisar se há como aprimorá-las ainda mais. Também nessa etapa, são eleitos os delegados responsáveis por discutir as demandas e a viabilidade com o governo. A cada dez participantes presentes na reunião, o bairro tem direito a eleger um delegado.

Próximos passos

Com a conclusão das Reuniões de Bairro, o OP organiza a segunda etapa desse ciclo, que são as Caravanas da Cidadania. A iniciativa consiste em um ‘tour’ dos delegados por toda a cidade, para eles possam conhecer a realidade dos outros bairros e acompanhar as realizações e mudanças no município. Serão realizadas duas caravanas, agendadas para os dias 19 e 26 de junho. Cada uma delas levará delegados de três regiões.

Também acontecem na segunda etapa os Fóruns de Delegados, nas quais os técnicos da Prefeitura vão discutir com os delegados a viabilidade das demandas apontadas durante as Reuniões de Bairro, para definir quais demandas poderão ser votadas nas Assembleias Regionais, que consistem na terceira etapa.

Últimas Reuniões

-Região I

25 de maio às 19h30 (1ª reunião)
Rua Itatiba, 402, Chácara Clube Castanheira