3º Trançando Arte: encontro de trançadeiras, em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

O evento pretende valorizar a tradição das tranças e a cultura  afro-brasileira

No próximo dia 13, das 15 às 21 horas, o Espaço Cidadania receberá o 3º Trançando Arte, encontro que reúne 120 trançadeiras de todo o país, em Várzea Paulista. Este ano, o tema do encontro será: “África 2010 – Copa do Mundo”. As tranças e dreads serão exibidos por mo-delos no tradicional Desfile de Tranças Afro.

No dia do evento, haverá um simpósio com o tema: “A beleza negra e sua autoestima, construindo um mundo solidário e de paz”, além de apresentações do Coral Afro Thulany e das bandas Zambabem, Let’s Groove e Império Z/O, e dos grupos de dança Equipe Black White, Nego Dal Função Black e Desembaraçando Nó.

O evento pretende valorizar as tranças, através do fortalecimento da luta e da resistência dessa tradição. O encontro faz parte do movi-mento para que as artes esculpidas nos cabelos tornem-se Patrimônio Cultural Imaterial.

A festa também trará uma feira, onde serão vendidos livros, roupas e artigos artesanais diversos. Toda a arrecadação da praça de alimen-tação (com comidas típicas africanas, como o acarajé), será revertida aos grupos assistenciais da cidade.

Os participantes receberão certificado e poderão ganhar tranças nos sorteios ao longo do dia. O 3º Trançando Arte é promovido pela Pre-feitura, por meio do Núcleo de Políticas Públicas de Promoção da I-gualdade Racial, em parceria com o Salão Função Black, Vanderlei Victorino e o Círculo Palmarino.

Encontro que cresce

Em 2008, a primeira edição do Trançando Arte recebeu 20 trançadei-ras e reuniu 500 pessoas.

Já o segundo encontro contou com 70 profissionais de cidades, como São Paulo, Campinas, Salvador e Belém do Pará. Mais de 1,5 mil pes-soas estiveram presentes para prestigiar.

Programação

• 15 horas – abertura ao público;
• apresentação do coral Afro Thulany;
• Desfile de Tranças Afro;
• show com a banda Zambabem;
• apresentações dos grupos de dança Equipe Black White, Nego Dal Função Black e Desembaraçando Nó;
• show com a banda Let’s Groove;
• show com o grupo Império Z/O;
• 21h – encerramento

Serviço

3º Trançando Arte – Encontro de Trançadeiras de Várzea Paulista
Espaço Cidadania – Av. Ipiranga, 151, Centro – Várzea Paulista

Inscrições gratuitas pelo site www.trancandoarte.com.br ou pelo telefone (11) 4596-2729.