Várzea enfrenta cidade de Queimados (RJ) no Dia do Desafio

PMVP

O evento, que acontece no mundo inteiro, incentiva a prática de esportes e desenvolve o convívio entre os moradores da cidade

Pela quarta vez consecutiva, Várzea Paulista irá participar do Dia do Desafio (26), competindo com uma cidade brasileira Queimados (RJ). As competições acontecem entre locais que tenham aproximadamente o mesmo número de habitantes. Este ano, outro critério foi utilizado: a economia. Tanto Várzea quanto Queimados destacam-se por terem como base econômica o comércio e a indústria.

Os interessados podem comparecer à Praça da Bíblia, a partir das 8 horas, para participar das aulas de ginástica aeróbica. As escolas da rede municipal também farão atividades físicas e esportivas, assim como os servidores das secretarias Municipais de Infraestrutura, Governo, Comunicação, Gestão Pública, Assuntos Jurídicos, Gabinete e os funcionários do Mais Fácil, com ginástica laboral.

A cidade toda pode participar, inclusive, em grupos independentes. Para que as práticas sejam computadas, é necessário entrar em contato com o Ginásio de Esportes Ayrton Senna, através do telefone (11) 4595-5538, e informar o número de participantes e atividades desenvolvidas. É importante que sejam enviadas fotos ou filmagens dos competidores para servirem como prova de que os exercícios foram executados.

O secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luciano Braz de Marques, lembra a importância dos exercícios físicos e de como o Dia do Desafio pode servir como incentivo às pessoas para adquirirem este hábito saudável. “O Dia do Desafio remete ao bem-estar, à saúde das pessoas, além de ser um incentivo à prática de esportes e exercícios físicos”, considera.

Dia do Desafio

Criado em 1983, no Canadá, como sugestão do prefeito de uma cidade, que contava 20 graus negativos, para que a população apagasse as luzes e caminhasse por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo, o Dia do Desafio é uma data especial, em que pessoas de todas as idades são incentivadas a praticarem atividades físicas para promoção da saúde.

O dia é realizado toda última quarta-feira do mês de maio. No Brasil, o Dia do Desafio aconteceu pela primeira vez em 1995, uma parceria do SESC São Paulo (responsável pela coordenação do evento no Continente Americano) com a TAFISA (The Association For International Sport for All), entidade alemã, que promove o esporte para todos.

Ginásio de Esportes Ayrton Senna
Rua Aristides Nivoloni, 240, Jardim Maria de Fátima. Tel.: (11) 4595-5538.