OP prioriza próximas vielas a serem urbanizadas

Governo e Administração - Destaques

O Orçamento Participativo (OP) de Várzea Paulista realizou no dia 18 de maio, uma reunião extraordinária com os conselheiros eleitos no ciclo de 2009, para determinar a priorização das demandas eleitas e que devem ser realizadas. Na ocasião, o COP (Conselho do Orçamento Participativo) debateu exclusivamente as vielas, priorizando quais serão as próximas a serem urbanizadas. O secretário de Infrestrutura, Augusto Crisionor, deu o suporte técnico aos conselheiros.

A equipe do OP iniciou a reunião apresentando as vielas que foram eleitas nos ciclos anteriores e que ainda serão urbanizadas. Com base nesses dados, os conselheiros de cada região se reuniram para definir qual de suas demandas seriam prioridade. Apenas as regiões II, III, IV e VI possuem vielas indicadas por meio do OP. Depois que elas indicaram suas prioridades, foi votada a ordem de execução das obras.

Sequencia

A viela entre a Rua Carnaúba e Macaúba, no Jardim das Palmeiras (região II), foi a mais votada e, portanto, será a primeira a ser executada; em seguida, será a viela entre a rua Pindaré e Guairá, na Vila Indaiá )região III. A terceira região mais votada foi a V, que terá a viela entre a ruas Sananduva e Parati urbanizada, no Jardim América IV. Em seguida será a viela entre as ruas São José do Rio Pardo e Cananéia, na região VI.

De acordo com Crisionor, algumas vielas ainda não foram realizadas em virtude to tempo e de questões burocráticas. “As chuvas impediram o trabalho das nossas equipes nas ruas, atrasando algumas obras e a burocracia para a compra de materiais também acaba prejudicando o cumprimento de prazos”, explica.

70% das demandas concluídas

De 2005 a 2009, foram eleitas 80 demandas durante os ciclos do OP. As 15 eleitas no ciclo do ano passado já foram incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2010. Das 65 restantes, 45 estão concluídas, ou seja, 70% já foram entregues à população e grande parte das outras terão andamento com a chegada do período de estiagem.


Viela Itaim

Eleita pelos moradores da região III durante o ciclo do OP de 2009, a construção da Viela Itaim, que liga a praça à rua Avaré, já está com sua construção adiantada e deve ser concluída nas próximas semanas.

A obra ainda atende reivindicações da população, que reclamava sobre a erosão do terreno entra a praça e a rua Avaré nos dias de chuva e a consequente sujeira da via com lama. Para solucionar este problema, a secretaria de Infraestrutura está construindo uma escada hidráulica, que acompanha toda e extensão da viela, levando as águas da chuva para a tubulação.