Projeto traz ‘Mala da História’ para escolas varzinas

Educação - Destaques

Através do projeto da AUTOBAN, Professores confeccionam mala que levará projeto de leitura para as escolas municipais

Confeccionar malas de leitura que trafegam pelas escolas e desenvolvem o interesse pela leitura nas crianças. Mostrar como este universo é rico e pode transformar. Estes foram os objetivos da oficina que trouxe o ‘Mala da História: viaje nesta leitura’, realizada nessa terça-feira (18), pelo arte-educador Ronnie Corazza, na EMEF João Baptista Nalini. O evento integra o programa ‘Estrada para a Cidadania’, desenvolvido em parceria com a Autoban.

“A chegada das malas sempre é uma grande surpresa nas salas de aula. Com elas, conseguimos despertar o interesse pela leitura e mostrar que as crianças também podem se tornar grandes contadoras de histórias,. É incrível como um elemento lúdico pode estimular tanto”, explica Ronnie.

O projeto fornece quatro unidades de malas, que são enfeitadas pelos educadores. Os livros são emprestados pela biblioteca municipal. O município está livre para criar uma mala para cada escola e expandir o projeto.

Sobre o projeto

A partir deste ano, 1,4 mil alunos das 4ª sérias da rede municipal de Várzea Paulista e 51 professores estão envolvidos no projeto ‘Estrada para a Cidadania’, uma iniciativa do grupo CCR – concessionária Autoban, que tem como grande desafio preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito.

São oferecidas as capacitações para os professores desenvolverem o trabalho pedagógico com o material didático fornecido pela Autoban. O material do Programa ‘Estrada para a Cidadania’ é aplicado pelos professores em aulas semanais durante todo o ano letivo.