Projeto traz ‘Mala da História’ para escolas varzinas

Através do projeto da AUTOBAN, Professores confeccionam mala que levará projeto de leitura para as escolas municipais

Confeccionar malas de leitura que trafegam pelas escolas e desenvolvem o interesse pela leitura nas crianças. Mostrar como este universo é rico e pode transformar. Estes foram os objetivos da oficina que trouxe o ‘Mala da História: viaje nesta leitura’, realizada nessa terça-feira (18), pelo arte-educador Ronnie Corazza, na EMEF João Baptista Nalini. O evento integra o programa ‘Estrada para a Cidadania’, desenvolvido em parceria com a Autoban.

“A chegada das malas sempre é uma grande surpresa nas salas de aula. Com elas, conseguimos despertar o interesse pela leitura e mostrar que as crianças também podem se tornar grandes contadoras de histórias,. É incrível como um elemento lúdico pode estimular tanto”, explica Ronnie.

O projeto fornece quatro unidades de malas, que são enfeitadas pelos educadores. Os livros são emprestados pela biblioteca municipal. O município está livre para criar uma mala para cada escola e expandir o projeto.

Sobre o projeto

A partir deste ano, 1,4 mil alunos das 4ª sérias da rede municipal de Várzea Paulista e 51 professores estão envolvidos no projeto ‘Estrada para a Cidadania’, uma iniciativa do grupo CCR – concessionária Autoban, que tem como grande desafio preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito.

São oferecidas as capacitações para os professores desenvolverem o trabalho pedagógico com o material didático fornecido pela Autoban. O material do Programa ‘Estrada para a Cidadania’ é aplicado pelos professores em aulas semanais durante todo o ano letivo.