Construção de galerias na avenida dos Ipês previne enchentes

Infraestrutura - Destaques

A construção de galerias de águas pluviais na avenida dos Ipês, Jardim Promeca, continua em ritmo acelerado. A iniciativa vai garantir o escoamento das águas das chuvas, que nos duas de fortes temporais chegavam a impedir a passagem de veículos, tornando necessário o desvio pelo bairro São Guido. Estão sendo implantados 130 metros de galerias, com 70 centímetros de largura, por 1 metro de altura.
 
As galerias estão sendo construídas com blocos de concreto e estrutura de ferro. O material é cedido pela empresa Brasil Tech e a mão de obra pela secretaria de Infraestrutura Urbana. A água que antes não tinha escoamento será captada pela caixa de captação central, já existente na avenida, e seguirá pelas galerias de águas pluviais, que desembocarão no córrego. “Com isso, a região da Promeca não será mais prejudicada por alagamentos no próximo período de chuvas”, explica o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor.
 
A região da Promeca tem sofrido menos com as enchentes nos últimos anos, devido à drenagem de toda a rede de águas pluviais das bacias da região do Jardim Promeca e Jardim Felicidade, realizada durante a primeira fase das obras de duplicação da avenida Duque de Caxias.