OP: Reuniões de bairro vão até o final de maio

Governo e Administração - Destaques

A primeira fase do clico 2010 do Orçamento Participativo (OP) está chegando à sua reta final. Com início em março, as Reuniões de Bairro acontecem até o dia 28 de maio, percorrendo todos os bairros da cidade, totalizando 57 encontros. Nesta etapa, a população está levantando as demandas prioritárias de cada região, para discutir a sua viabilidade com os técnicos da Prefeitura e definir qual delas irão para votação nas Assembleias Regionais.

Restam apenas oito reuniões para que a primeira etapa seja concluída. Cada bairro sediou duas reuniões. A primeira tem objetivo didático, de ensinar a população sobre como funciona o OP e suas etapas, o Orçamento Público Municipal a Administração Pública, entre outros temas, para que os varzinos estejam preparados para participar do processo e debater as demandas.

Depois que o processo é explicado aos moradores na primeira reunião, o bairro sedia um segundo encontro, no qual a população apresenta as demandas dos bairros e enumeram o que consideram bom, para avaliá-las em conjunto e analisar se há como aprimorá-las ainda mais.

Também na segunda reunião são eleitos os delegados responsáveis por discutir as demandas e a viabilidade com o governo. A cada dez participantes presentes na reunião, o bairro tem direito a eleger um delegado.

Debate ampliado

Uma nova dinâmica passou a pautar as Reuniões de Bairro neste ano. Já foi criado um espaço diferente de discussão, que não se restringe apenas ao levantamento das demandas e análise do bairro. Agora, o debate estimula as pessoas a verem a cidade como um todo e pensarem como o seu dia a dia poderia ser melhor, através da participação da comunidade nas esferas que costumam ser restritas ao Governo Municipal.

Para isso, o Orçamento Participativo está estimulando a participação da comunidade nos Conselhos, que estão sendo fortalecidos, e de Conferências, por exemplo. “Dessa forma, as pessoas ampliam a sua concepção de cidade e deixam de olhá-la apenas sob a perspectiva de seu bairro, transformando a realidade de Várzea em interesse coletivo”, explica o prefeito Eduardo Pereira.

Próximas Reuniões

-Região I

25 e 28 de maio – (1ª e 2ª  reunião)
Rua Itatiba, 402, Chácara Clube Castanheira