Região da Vila Popular ganha novo visual com o Várzea Limpa

Infraestrutura - Destaques

Ruas, calçadas e terrenos estão mais limpos e bonitos; limpeza de mais de 200 bocas de lobo garantem a prevenção de enchentes

Em pouco mais de uma semana de trabalho ‘no setor 1’, que corresponde à região da Vila Popular, o Várzea Limpa já tornou visível a sua passagem pela área. O mutirão de limpeza e manutenção permanecerá no primeiro setor até o dia 16 de maio e já está prestes a atingir a sua meta. Das 61 vielas previstas para receber melhorias, 40 já foram limpas. Mais de 252 bocas de lobo receberam limpeza e manutenção e a operação ‘tapa-buracos’ já passou pela maioria das ruas do bairro, empregando 65 toneladas de asfalto nas ruas.

Os serviços de capinação e poda de árvores também seguem em ritmo intenso. A iniciativa deixou o campo da Vila Marajó revitalizado, através da roçada e nivelamento das ruas ao seu redor, com aplicação de cascalho. Na avenida José Rabello Portella, as calçadas entre o campo e a rua Pará estão sendo revitalizadas, assim como a área de lazer. A viela entre as ruas Pará e Maranhão recebeu serviço de capinação, limpeza e nivelamento. A secretaria de Infraestrutira prevê o plantio de árvores em alguns pontos da cidade.

Os moradores da rua Itajaí, na Vila Indaiá, também estão sentindo a diferença. Moradora da via há 29 anos, Aparecida Denassi comemorou a passagem do mutirão pela sua rua na manhã da última quarta-feira (12). “O Várzea Limpa é um projeto muito importante porque além de limpar a cidade mostra para as pessoas que não se deve jogar o lixo em qualquer lugar. Estou ansiosa para ver tudo concluído aqui na minha rua”, diz, referindo-se à revitalização das calçadas e capinação realizada no terreno em frente à sua casa.

O programa corresponde a 100 dias de mutirão para a cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor, o trabalho das equipes foi garantido pelo período de estiagem. “Estamos recuperando a cidade do período de chuvas e preparando-a para o ano que vem”, afirma.

Depois de atender o ‘setor 1’, a iniciativa irá contemplar a região do Jardim Primavera, que compreende outros sete bairros.
 

Destino certo para o lixo

O serviço de cata-treco teve início no último fim de semana no ‘setor 1’ e deve recolher 500 toneladas de material não utilizável ao longo do programa. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, os caminhões passarão de novo na região da Vila Popular para recolher os materiais que já estão sendo deixados pela população nas calçadas.

Após recolher, a Prefeitura garante o destino certo para cada tipo de material. Os provenientes da construção civil são encaminhados para o aterro de inertes; peças em madeira e móveis vão para uma empresa responsável por moer e encaminhar o produto para o local adequado; materiais como ferragens são encaminhados para o ferro velho e os pneus para uma cooperativa da cidade.

Prevenção

O Várzea Limpa não se restringe apenas à manutenção e limpeza da cidade. As ações desenvolvidas no programa, como a limpeza de córregos, bocas de lobo e cata-treco garantem a prevenção contra as enchentes e também contra a dengue.

Para intensificar ainda mais o combate ao mosquito transmissor da doença, a secretaria de Saúde montou um cronograma de ações para conscientizar a população sobre sua prevenção. Agentes de saúde acompanharão o cronograma do Várzea Limpa, visitando as ruas de cada setor com materiais explicativos e vistoriando possíveis focos do Aedes Aegipti.

No dia 12, a iniciativa passará pelas ruas Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. No dia 13 é a vez das ruas Ibirá, Amambaí e adjacentes e, no dia 14, a Acalifas e adjacentes.