Dos campos varzinos para a Copa do Mundo

Esporte e Lazer - Destaques

Goleiro Doni e atacante Grafite, convocados de Dunga, foram revelados no futebol de Várzea Paulista

Depois de muita expectativa, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Dunga, divulgou, nesta terça-feira, a lista de convocados que jogarão na Copa 2010, na África. Dentre os 23 jogadores escolhidos, dois craques foram revelados nos campos de Várzea Paulista: o goleiro Doni e o Atacante Grafite. O primeiro foi aluno da escola de futebol da Prefeitura e outro jogou no Campeonato Amador local.

Doniéber Alexander Marangon, o Doni, um dos goleiros convocados para integrar a Seleção Brasileira, é nascido e criado em Várzea Paulista. “Ele sempre quis ser jogador, era fanático, inclusive por álbuns de figurinhas”, conta o pai do jogador, Antônio Marangon.

O atleta revelado em Várzea começou a praticar o esporte com 12 anos. Até os 14, frequentou a escola de futebol da Prefeitura, no Ginásio de Esportes da Vila Popular, com o treinador Bil. Dos 14 aos 16 anos, treinou na cidade de Nova Canaã Paulista.

O pai se orgulha ao contar que a família sempre apoiou o rapaz. “Cheguei a deixar minha padaria arrendada, em Canaã Paulista, para ir com ele para Americana e Araraquara”, lembra Seu Antônio.

Doni, com 16 anos, começou a jogar em clubes da região onde nasceu, como o Paulista Futebol Clube, de Jundiaí. Depois, foi para a Ferroviária, de Araraquara, já como júnior.

Seu primeiro trabalho como profissional foi no Botafogo de Ribeirão Preto, clube pelo qual foi destaque do Campeonato Paulista de 2001, conquistando o vice-campeonato. Doni já passou pelo Corinthians, Santos, Cruzeiro, de Belo Horizonte e pelo Junventude, do Rio Grande do Sul, onde conheceu o zagueiro Antônio Carlos, que o recomendou para o time italiano da Roma, em 2005, onde está hoje.

Na Itália, o jogador passou a ter maior reconhecimento e maturidade profissional. Devido ao seu destaque no clube, foi convocado para a Seleção Brasileira diversas vezes, inclusive para jogar na Copa América, de 2007.

Em entrevistas, Doni já confessou que na Itália passou a trabalhar com mais seriedade. “Acredito que na Itália aprendi a ser mais profissional”, revelou.

Estreia na Copa

Doni, que saiu de Várzea Paulista e agora defende o Roma, fará sua estreia na Copa do Mundo, pela Seleção Brasileira.

A convocação foi muito esperada pela família que mora em Várzea. “Estava assistindo a convocação com minha esposa e meu filho mais novo (Rosmary e João Paulo Marangon, respectivamente), esperando que o Doni fosse convocado, porque ele merece, é muito esforçado”, orgulha-se o pai.

Para Seu Antônio, a alegria e a expectativa de ver o filho jogando numa Copa são grandes. “Ficamos muito contentes. Nossa expectativa agora é que o Brasil vença a Copa e seja hexa.”

O futebol também corre nas veias do irmão de Doni, João Paulo Marangon, 21 anos. Ele também é profissional do Roma, e joga na terceira divisão italiana. O jovem começou no Paulista, foi para o Ituano e agora está no mesmo time do irmão.

Atacante Grafite também jogou na região

O atacante Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite, é outro jogador que começou sua carreira na região.

Nascido em Jundiaí, jogava como amador em Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. Por causa de seu talento, foi recomendado pelo diretor do time Esporte Clube Campo Limpo Paulista, Flávio Geada’ Cardoso, para jogar como profissional, em 1998.

Em 2000, foi transferido para a Matonense, de Matão, passando também pelo Ferroviária, de Araraquara, Santa Cruz, do Recife, Grêmio, de Porto Alegre, Anyang Cheetahs, da Coreia do Sul, Goiás, São Paulo, Le Mans, da França, e Wolfsburg, da Alemanha, onde atua até hoje. Nesse time, em 2009, foi artilheiro do Campeonato Alemão e campeão nacional.

Geada se orgulha ao lembrar da força de vontade do rapaz. “Tenho certeza que o Grafite vai se dar muito bem. Se ele tiver a oportunidade de jogar, não vai sair mais. Ele tem muita vontade e capacidade de vencer. Tenho orgulho dele por ter chegado onde chegou”, comenta.

Celeiro de craques

Os campos de Várzea Paulista sempre foram palco para novos talentos se destacarem. Atualmente, com a reforma do campos do Jardim Promeca, a população poderá continuar usufruindo da oportunidade de praticar esportes. O espaço recebe melhorias como novo alambrado e está em fase de preparação da terraplanagem para receber o novo gramado.