Conto Encanto: histórias para formar e encantar

Esporte e Lazer - Destaques

Projeto lançado nessa segunda-feira incentiva a leitura nas escolas e na comunidade

A história começa com a cantiga popular: “Se essa rua, se essa rua fosse minha; Eu mandava, eu mandava ladrilhar; Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante; Só pra ver, só pra ver meu bem passar…”
Na voz e interpretação de Viviam Catenacci e Leila Terra, as crianças e os adultos presentes no evento de lançamento do projeto ‘Conto Encanto’, na tarde dessa segunda-feira, se encantaram com o primeiro conto do livro ‘O homem que contava histórias’, que termina assim: “Quando eu era jovem, eu contava histórias para mudar o mundo; queria torná-lo mais belo. Agora, eu conto histórias para que o mundo não me mude”.
O ‘Conto Encanto’ tem o objetivo de formar mediadores de leitura em escolas e outros equipamentos públicos, estimulando a leitura entre crianças e jovens, por meio de parceria da Prefeitura de Várzea Paulista (secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Cidadania e Assistência Social), Biblioteca Municipal, e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, com patrocínio da Petrobras.
“Para estimular nossas crianças e jovens a ler nós precisamos mostrar que também temos esse hábito. Temos muito que crescer com esse programa, porque não basta desenvolvermos a cidade com obras, temos que crescer como pessoas. A cidadania só se exerce informando e formando. Essa é a verdadeira democracia”, afirma o prefeito Eduardo Pereira.

As oficinas
Na sua primeira etapa, o projeto prevê a realização de oficinas de formação de agentes estimuladores de leitura. Eles  participarão de oito oficinas  programadas até o início de julho,  em quatro núcleos na cidade – APAE, EMEF Anísio Teixeira, CRAS Norte e CREAS. Depois disso, no segundo semestre, esses mediadores vão realizar, nesses espaços, rodas de leitura abertas à população.escolas participantes).
As oficinas de formação começam no dia 12 de maio, prosseguindo até o início do mês de julho. Os participantes que frequentarem 90% das aulas receberão certificação. Esses encontros ficarão  a cargo de educadores especializados em estímulo à leitura, trabalhando temas como histórias orais, histórias de livros, contos de fada, poesias, literatura infantil, brincadeiras com palavras e narrativa oral brasileira dentre outros.

Biblioteca presenteia a ‘maior leitora’

“Um país de Jéssicas não pode dar errado!”. Inspiradas na afirmação e na história contada pelo antropólogo e educador popular, Tião Rocha, em sua palestra ministrada no último dia 5, em Várzea Paulista, sobre a menina de 9 anos, Jéssica, que havia lido mais de 200 livros, a Biblioteca Municipal Zulmar Zuleika resolver presentear com um livro sua melhor leitora.
“Resolvemos homenagear nossa mais assídua frequentadora e leitora, que coincidentemente também é uma Jéssica”, conta a bibliotecária Marli Zoratto dos Santos.
Jéssica Cristina Macedo tem 18 anos. “Gosto muito de ler, venho toda semana na biblioteca e leio uns três ou quatro livros por semana”, conta a jovem, com mais alguns livros na mão.