Escola modelo: Unidade do ‘ProInfância’ está com obras adiantadas

Governo e Administração - Destaques

Uma parceria com o Governo Federal, escola atenderá 210 crianças e será referência em acessibilidade e atendimento

Uma escola diferente de todas que já existem na região. Assim será conhecida a unidade escolar do programa ‘ProInfância’, em Várzea Paulista. Construída no Jardim Paulista, a escola já está em fase de acabamento, com colocação do telhado e reboque de paredes. O prédio, composto por diversos blocos, divididos entre creche e educação infantil, terá capacidade para 210 alunos e conta com estrutura especial para o público atendido, o que o diferencia das escolas comuns. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão.

A conquista dessa nova escola é fruto da assinatura do “Compromisso Todos pela Educação”, do MEC, e foi possível também graças ao envio, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do cadastro e documentos necessários para adesão ao programa ‘ProInfância’, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Este programa faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal, e foi instituído em 2007, visando dar assistência financeira suplementar para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas.

A unidade de Várzea Paulista está sendo construída na avenida Pacaembu, em uma área de 1.118,46 m² e atenderá crianças de 0 até 5 anos, dos bairros Cidade Nova I e II e Vila Real. O valor de contrato firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal para a obra é de R$ 942,1 mil, com a contrapartida da Prefeitura de R$ 9,4 mil  e o terreno, que é de propriedade do município. “Temos buscado constantemente recursos com o objetivo de melhorar a Educação e oferecer a melhor condição para as nossas crianças. Graças a mais uma parceria com o Governo Federal, Várzea terá uma escola que pode ser considerada modelo”, avalia o prefeito Eduardo Pereira.

De acordo com Luciano Braz de Marques, secretário de Educação, essa nova escola vai contribuir com o esforço da secretaria de aumentar o número de vagas para crianças de creche e educação infantil na cidade. “Neste ano reorganizamos o atendimento nas creches e garantimos mais 90 vagas. Com a unidade do PróInfância vamos ampliar ainda mais esse aumento e atingir a nossa meta de chegar nas mil vagas na cidade, até 2010”, revela.

Referência

Os prédios escolares construídos através do programa ‘ProInfância’ devem seguir um modelo, que prioriza os portadores de necessidades especiais, fazendo as adequações necessárias para permitir seu uso, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes da escola. Os equipamentos e salas também são adequados para o uso de bebês e crianças. “Os banheiros, por exemplo, possuem sanitários na altura certa para essa faixa etária, e os boxes, elevações para garantir maior facilidade para as professoras no momento do banho, permitindo que elas banhem as crianças em pé, sem necessidade de se abaixarem”, explica o secretário de Obras e Urbanismo, Cícero Petrica.

São estes detalhes que tornam os prédios do ‘ProInfância’ uma referência em estrutura e atendimento. Em Várzea, a escola será dividida em administração, serviço, creche, educação infantil, estação multiuso (laboratório de informática e sala de leitura), refeitório, anfiteatro e área de lazer.