Conto Encanto formará mediadores de leitura na comunidade

Educação - Destaques

Lançamento do projeto, que conta com patrocínio da Petrobrás, acontece no próximo dia 10, na Biblioteca Municipal

Para formar mediadores de leitura em escolas e outros equipamentos públicos, estimulando a leitura entre crianças e jovens, a Prefeitura de Várzea Paulista lança o Projeto ‘Conto Encanto’, no próximo dia 10, às 14 horas. O iniciativa acontece por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer e Biblioteca Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e a Petrobrás.

Na primeira etapa, o projeto prevê a realização de oficinas de formação de agentes estimuladores de leitura. Eles  frequentarão oito oficinas  programadas até o início de julho,  em quatro núcleos na cidade: APAE, EMEF Anísio Teixeira, CRAS Norte e CREAS. Depois disso, no segundo semestre, esses mediadores vão realizar, nesses espaços, rodas de leitura abertas à população.

Para isso, vão contar com um acervo de 1,5 mil livros que estão sendo comprados pela Biblioteca. Eles  poderão ser lidos nos espaços mencionados, em baús e ainda no ônibus-biblioteca  (para as escolas participantes). “Esperamos melhorar a capacidade de atendimento para a população, formando agentes de leitura permanentes na comunidade”, afirma o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques. Segundo ele, a troca de informações entre esses agentes promoverá a circulação de experiências e o convívio juvenil no município.

As oficinas de formação começam no dia 12 de maio, prosseguindo até o início do mês de julho. Os participantes que frequentarem 90% das aulas receberão certificação. Esses encontros ficarão  a cargo de educadores especializados em estímulo à leitura, trabalhando temas como histórias orais, histórias de livros, contos de fada, poesias, literatura infantil, brincadeiras com palavras e narrativa oral brasileira dentre outros.

Lançamento do Projeto Conto Encanto
Local: Biblioteca Municipal Zulmar Zuleika Turcato Marassini
Quando: Dia 10 de maio de 2010 (segunda-feira), às 14 horas.
Endereço: Espaço Cidadania – Avenida Ipiranga, 151. Centro.