Conto Encanto formará mediadores de leitura na comunidade

Lançamento do projeto, que conta com patrocínio da Petrobrás, acontece no próximo dia 10, na Biblioteca Municipal

Para formar mediadores de leitura em escolas e outros equipamentos públicos, estimulando a leitura entre crianças e jovens, a Prefeitura de Várzea Paulista lança o Projeto ‘Conto Encanto’, no próximo dia 10, às 14 horas. O iniciativa acontece por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer e Biblioteca Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e a Petrobrás.

Na primeira etapa, o projeto prevê a realização de oficinas de formação de agentes estimuladores de leitura. Eles  frequentarão oito oficinas  programadas até o início de julho,  em quatro núcleos na cidade: APAE, EMEF Anísio Teixeira, CRAS Norte e CREAS. Depois disso, no segundo semestre, esses mediadores vão realizar, nesses espaços, rodas de leitura abertas à população.

Para isso, vão contar com um acervo de 1,5 mil livros que estão sendo comprados pela Biblioteca. Eles  poderão ser lidos nos espaços mencionados, em baús e ainda no ônibus-biblioteca  (para as escolas participantes). “Esperamos melhorar a capacidade de atendimento para a população, formando agentes de leitura permanentes na comunidade”, afirma o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques. Segundo ele, a troca de informações entre esses agentes promoverá a circulação de experiências e o convívio juvenil no município.

As oficinas de formação começam no dia 12 de maio, prosseguindo até o início do mês de julho. Os participantes que frequentarem 90% das aulas receberão certificação. Esses encontros ficarão  a cargo de educadores especializados em estímulo à leitura, trabalhando temas como histórias orais, histórias de livros, contos de fada, poesias, literatura infantil, brincadeiras com palavras e narrativa oral brasileira dentre outros.

EVENTO
Lançamento do Projeto Conto Encanto
Local: Biblioteca Municipal Zulmar Zuleika Turcato Marassini
Quando: Dia 10 de maio de 2010 (segunda-feira), às 14 horas.
Endereço: Espaço Cidadania – Avenida Ipiranga, 151. Centro.