Saúde varzina apresenta modelo ao Mercosul

Saúde - Cotidiano

Secretário Luís Tofani participou de jornada internacional em Neuquén

O secretário de Saúde de Várzea Paulista, Luís Tofani, participou nos dias 29 e 30 de abril da jornada internacional na cidade de Neuquén, na Argentina. Durante o evento ele apresentou o modelo de gestão de descentralização da saúde varzina aos participantes de outros países. “Foi excelente. Pudemos compartilhar diversas experiências municipais do Mercosul de descentralização  a gestão em políticas públicas. A experiência de Várzea Paulista foi a única a abordar a área da saúde”, explica o secretário. “Os participantes de outros países, como Argentina e Uruguai, ficaram impressionados com o SUS (Sistema Único de Saúde) e o modelo de gestão participativa que temos desenvolvido em Várzea Paulista”, comenta Tofani.

Desde 2005, a equipe gestora da secretaria trabalha para sedimentar os princípios do SUS na rede municipal. “Em cinco anos de processo, acreditamos que a articulação entre a descentralização, o trabalho no território, a participação popular e a intersetorialidade tem propiciado uma reestruturação, garantindo avanços qualitativos nas condições de vida da população de Várzea Paulista”, define o secretário.          

A transição da rede municipal e os avanços na área são conseguidos com a implantação de fóruns de co-gestão, fóruns regionais de gerentes, reuniões de equipes e espaços de participação popular como o Conselho Municipal e os Conselhos Locais de Saúde. “Nestes grupos, se debate, reflete, formula, delibera e pactua-se diretrizes e ações para a política municipal de saúde”, enfatiza o secretário.

Planejamento Estratégico

O modelo de descentralização de saúde varzino também chamou a atenção dos organizadores da jornada internacional devido ao planejamento estratégico, educação permanente e apoio institucional disseminados entre os serviços de saúde, que são organizados regionalmente. “A vinculação entre as equipes locais e a comunidade tem propiciado uma assistência à saúde mais humanizada e acolhedora, atuando sobre as diferentes necessidades.”