Prefeito acompanha transformação da avenida Pacaembu

Infraestrutura - Destaques

“Todo esse movimento de máquinas e trabalhadores está valendo a pena. Hoje vemos uma nova Vila Real nascer”, afirma morador.

Entre as principais obras iniciadas pela Prefeitura desde o início do período de estiagem, está a grande transformação realizada na avenida Pacaembu, na Vila Real. Os moradores e comerciantes do bairro estão acompanhando as obras de perto e garantem que, apesar de alguns transtornos, comuns em obras de grande porte, os resultados são compensatórios. A população mais antiga está surpresa com a transformação que está ocorrendo no bairro. “Todo esse movimento de máquinas, caminhões e trabalhadores está valendo a pena. Hoje, vemos uma nova Vila Real nascer”, diz João Bosco da Silva, morador da Vila Real há 30 anos.

A obra de alargamento, drenagem e implantação de novo asfalto na avenida Pacaembu faz parte do projeto da primeira fase de urbanização da Vila Real, que recebeu R$ 10 milhões de investimento. O prefeito Eduardo, que em abril assinou o contrato de repasse de R$ 14,9 milhões para a execução da segunda fase do projeto, através do PAC 2, acompanhou o andamento das obras na manhã desta segunda-feira (3), aproveitando para conversar com os moradores e comerciantes sobre a transformação, ao lado do vice-prefeito Lula Raniero

De acordo com Eduardo, o alargamento da avenida Pacaembu é importante para acompanhar o ritmo do desenvolvimento do bairro. “A avenida Pacaembu é uma das principais vias da Vila Real. O comércio ao longo dessa via é muito significativo e o tráfego de veículos cada vez mais intenso. Por isso, é fundamental que ela tenha porte para sustentar todo esse movimento”, avalia.

O projeto viário será modificado de 8 para 10 metros de largura e as calçadas serão requalificadas, além da drenagem e novo asfalto. O primeiro trecho em obras acontece da rua Valter Grosner até a rua Vera Cruz. As vias já estão recebendo guias e sarjetas. “A urbanização da Vila Real está tornando o bairro mais bonito e facilitando a vida dos moradores do bairro. No meu caso, estou tendo mais facilidade para realizar entregas, devido à pavimentação das ruas”, diz Luiz Roberto Borges, comerciante do bairro.

Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Cícero Petrica, o atual estado da avenida dificulta a circulação do pedestre, com a baixa qualidade do calçamento, rebaixamento de guias sem critérios, falta de sinalização e ausência de acessibilidade. “Elaboramos um projeto para a Pacaembu visando o futuro do bairro. Hoje ela já comporta um importante centro comercial e não suporta o fluxo de veículos”, explica.

R$ 26,1 milhões de investimento

O projeto de urbanização da Vila Real segue um ritmo intenso, com obras constantes em diversas regiões do bairro. Das 21 ruas que estão previstas neste projeto, sete já foram asfaltadas, cinco aguardam o trabalho da Sabesp para serem concluídas e as restantes estão na programação de obras.

A primeira fase recebeu um investimento de R$ 10 milhões, do Governo federal, que repassou mais R$ 14,9 milhões para a segunda fase, com início previsto para 2011. A Prefeitura participará com R$ 1,3 milhão de contrapartida.

A segunda fase prevê a construção de 169 unidades habitacionais no próprio bairro, para remoção de famílias fixadas atualmente em áreas de risco de deslizamento ou em Áreas de Preservação Permanente (APP) do córrego da Ilhabela.  Serão eliminadas todas as áreas de risco de deslizamento e enchentes nessa região. Além disso, mais 30 ruas, travessas e vielas serão pavimentadas e serão construídos três equipamentos públicos para atender a população.