Palestra do educador Tião Rocha acontece amanhã

Educação - Destaques

Um grande educador que encontra nas coisas mais simples e corriqueiras a melhor forma de transmitir conhecimentos e valores nobres. Tião Rocha usa a amarelinha para aumentar a autoestima dos alunos, o jogo de damas para facilitar as operações matemáticas e desenvolveu um projeto que cria espaço de aprendizagem embaixo de árvores. Este renomado antropólogo e educador popular estará em Várzea no dia 5 de maio, para ministrar a palestra “Educação Popular e Desenvolvimento Comunitário como ferramenta de intervenção no território”. O evento acontece às 8h30, na Unianchieta.

Antropólogo por formação acadêmica, educador popular por opção política, folclorista por necessidade e mineiro por sorte. É dessa forma que Tião Rocha, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) se autodenomina. Membro de diversos órgãos e entidades ligados à educação e vencedor de diversos prêmios, sobretudo referentes à sua atuação em movimentos sociais, como o prêmio de Empreendedor Social – concedido em 2007 pela Fundação Schwab e Folha de S.Paulo.

O convite feito ao educador para ministrar uma palestra no município tem como objetivo abrir os trabalhos de planejamento dos territórios, que estão sendo trabalhados no programa ‘Entrando na Rede’ e na proposta de Desenvolvimento Comunitário da secretaria. Ambos os projetos têm como base a divisão da cidade em territórios, de acordo com cada região do município, para mapear as necessidades e os potenciais específicos de cada um deles. “A partir desses territórios envolveremos a população e os técnicos que trabalham nesses projetos na busca de soluções para os problemas e aproveitamento das potencialidades específicas de cada região”, explica a secretária da pasta, Giany Póvoa.

Como educador popular, Tião Rocha vai contribuir para que a secretaria trabalhe com as estruturas existentes em cada território. “Ele vai nos mostrar formas da comunidade se apropriar dessas estruturas, pois um dos eixos principais de sua metodologia é a participação popular. Ele é um grande defensor da gestão descentralizada”, diz Giany, se referindo ao modelo de Desenvolvimento Comunitário proposto pela secretaria.

Desenvolvimento Comunitário

A metodologia de Desenvolvimento Comunitário é desenvolvida em três etapas. A primeira foi concluída recentemente e consistiu na realização de “Caravanas Exploratórias”, realizadas pelos três CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) do município e pelos participantes do ‘Entrando na Rede’, que mapearam todas as instituições do território e as atividades que desenvolvem.

Cada um deles elegeu um bairro prioritário de sua região de atendimento e desenvolveu um questionário dirigido os moradores. As perguntas eram bastante variadas, com questões relacionadas às melhorias necessárias no bairro e sobre habilidades ou dons do entrevistado, além de informações sobre o número de pessoas da família, a renda mensal e as relações sociais, entre outras perguntas.

Com a conclusão das Caravanas Exploratórias, desenvolvidas em todas as regiões do município, foi promovida a mobilização social e os projetos de intervenção. A primeira consistiu na realização de assembleias com a participação dos técnicos das diversas secretarias, conselheiros municipais e da população em geral, para organizar os dados coletados e eleger as prioridades. Nesta etapa, foram eleitas Comissões Populares, que têm a função de acompanhar a execução dos projetos eleitos, que atualmente estão no início da fase de execução.

Tião Rocha

Formado em Bacharelado e Licenciatura em História pela PUC (MG), em 1974, Tião Rocha é mestre e doutor em Antropologia Cultural pela UNB e Museu Nacional (RJ), respectivamente e tem seu segundo mestrado em Cultura Popular e Folclore. Ele é considerado um dos melhores educadores populares do Brasil.

Atualmente ele é presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento  e do Banco de Êxitos,a lém de ser considerado Líder Social do Brasil. Membro de diversas associações e entidades nacionais e internacionais, como a Aideca (Asociación Iberoamericana de Desarrollo de Artesanias / Espanha)  e a Associação Brasileira de Antropologia,  Tião foi professor universitário em diversas instituições brasileiras e também secretário municipal de Educação em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG).

É ex-consultor do programa Petrobras de Cultura e tem dezenas de livros publicados, entre eles “Sabores & Cores das Minas Gerais”,
“Calendário Folclórico Brasileiro”, publicado pelo INIDEF, Venezuela, além de artigos e reportagens sobre a cultura brasileira e seu regionalismo entre outros temas.

Serviço:
A Unianchieta fica na rua José Rabello Portella, nº 2364, Vila Popular