Saúde de Várzea apresenta modelo de gestão na Argentina

Saúde - Cotidiano

Secretário Luís Tofani participa de jornada internacional em Neuquén

O secretário de Saúde de Várzea Paulista, Luís Tofani, embarcou rumo à Argentina para participar de jornada internacional na cidade de Neuquén. Durante o evento, realizado entre 29 e 30 de abril, ele apresentará o modelo de gestão de descentralização da saúde varzina aos participantes de outros países.

Desde 2005, a equipe gestora da secretaria trabalha para sedimentar os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) na rede municipal. “Em 5 anos de processo, acreditamos que a articulação entre a descentralização, o trabalho no território, a participação popular e a intersetorialidade tem propiciado uma reestruturação, garantindo avanços qualitativos nas condições de vida da população de Várzea Paulista”, define Tofani.

A transição da rede municipal e os avanços na área são conseguidos com a implantação de fóruns de co-gestão, fóruns regionais de gerentes, reuniões de equipes e espaços de participação popular como o Conselho Municipal e os Conselhos Locais de Saúde. “Nestes grupos, se debate, reflete, formula, delibera e pactua-se diretrizes e ações para a política municipal de saúde”, enfatiza o secretário.

Novas estratégias

O modelo de descentralização de saúde varzino também chamou a atenção dos organizadores da jornada internacional devido ao planejamento estratégico, educação permanente e apoio institucional disseminados entre os serviços de saúde, que são organizados regionalmente. “A vinculação entre as equipes locais e a comunidade tem propiciado uma assistência à saúde mais humanizada e acolhedora, atuando sobre as diferentes necessidades.”