Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital formará 800 jovens

Desenvolvimento Social - Destaques

Inaugurado nesta quinta-feira (22), espaço foi implantado em parceria com a Petrobrás, que repassou R$ 200 mil para o projeto

Fruto das diretrizes apontadas pelos jovens varzinos durante a II Conferência de Direitos das Crianças e Adolescentes de Várzea Paulista, o Laboratório de Desenvolvimento Social e Digital foi inaugurado nesta quinta-feira (22). Localizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Central, o espaço conta com duas salas de informática, estúdio de edição, recepção e sala multiuso, totalizando 16 computadores. O projeto tem capacidade de formar 200 jovens por ciclo, totalizando 800 participantes nos primeiros dez meses.

Durante a II Conferência de Direitos das Crianças e Adolescentes, realizada em 2008, os participantes apontaram como um necessidade um espaço de encontro para os jovens, que promova sua capacitação e inclusão digital. Foi então que a Prefeitura buscou recursos para viabilizar o projeto. “Desenvolvemos um projeto nos moldes que os jovens indicaram durante o processo de discussão e nos engajamos na busca de alternativas para realizá-lo”, explica a secretária de Assistência Social, Giany Póvoa, referindo-se ao repasse de R$ 200 mil da Petrobrás.

O Laboratório, desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, atenderá jovens de 12 a 24 anos e os eixos pedagógicos serão ministrados pela Associação Horizontes. A metodologia foi desenvolvida para que os jovens aproveitem ao máximo o curso e, para isso, o uso dos computadores será individual. Além das aulas de inclusão social, que ensinarão a informática básica, os jovens terão um curso multimídia, com aulas de edição de vídeos e design gráfico.

Oportunidades

As aulas irão além das salas de informática, já que os alunos realizarão pesquisas de campo sobre temas relacionados com a juventude e territórios. No final do curso, os jovens desenvolverão um site, que será abastecido com notícias de interesse da juventude varzina e sobre o Estatuto da Criança e Adolescente. “Estamos investindo na inclusão digital de nossos jovens porque nos preocupamos com o futuro. Dessa forma, estamos garantindo o crescimento pessoal e profissional deles, já que a informática é uma ferramenta fundamental para o ingresso no mercado de trabalho”, avalia o prefeito Eduardo Pereira.

Além disso, o curso será ministrado de acordo com os conceitos da Economia Solidária, fomentando valores como trabalho em grupo, cidadania, autogestão e construção coletiva do município. “Será uma ótima oportunidade para adquirimos conhecimento e convivermos mais com outros jovens e em grupo”, diz Adriana Saldanha Lima, que participou da inauguração do Laboratório para conhecer as instalações.