Várzea Limpa 2010 será lançado dia 29

Infraestrutura - Destaques

Foco será luta contra dengue, enchentes e recuperação do asfalto; Prefeitura  mobiliza a comunidade para contribuir com a iniciativa

O programa Várzea Limpa deste ano vai chamar toda a população para participar do grande mutirão de limpeza e manutenção da cidade, com o objetivo de prevenir a dengue, enchentes e recuperar as vias públicas, além de deixar a cidade mais bonita. O principal papel do cidadão será fazer uma vistoria em sua casa, verificar se há materiais não utilizáveis e que possam se tornar possíveis focos de dengue, e colocá-los na calçada, durante a programação do seu bairro, para que sejam recolhidos pelos caminhões da Prefeitura. “Precisamos também da ajuda dos moradores varzinos na divulgação do projeto aos seus vizinhos, amigos e familiares, fazendo com que toda a cidade esteja mobilizada e participe do mutirão”, explica o prefeito Eduardo Pereira. O lançamento oficial para a comunidade será no dia 29 de abril, às 19 horas, no Espaço Cidadania.

O projeto dura 100 dias, com início em 3 de maio e término em 13 de agosto. A prioridade será tapar buracos das vias públicas e, para tanto, serão utilizadas 1,2 mil toneladas de massa asfáltica. O projeto, realizado pela Prefeitura, existe desde 2005 e inclui diversos serviços outros serviços, como manutenção de praças, pintura de guias, sinalizações de vias, limpeza de bocas de lobo, córregos e vielas, capinação, além do tradicional cata-treco, que já recolheu cerca de 4 mil toneladas de materiais não utilizáveis deixados pela população ao longo dos últimos 5 anos.

Mesmo com as fortes chuvas deste ano, Várzea Paulista não teve graves problemas de enchentes, que eram comuns na cidade antes da realização do projeto. Na opinião do prefeito Eduardo Pereira, o Várzea Limpa contribui muito com isso, principalmente pelo cata-treco e limpeza de bocas de lobo e córregos. “O Várzea Limpa é um programa de extrema importância para a cidade, não só por deixar nossas ruas e espaços mais bonitos, mas também cuidar da cidade para prevenir enchentes causadas por acumulo de lixo. É por isso que neste tempo de estiagem vamos fazer uma bela limpeza na cidade”, explica o prefeito.

Cata-Treco

A população deve ficar atenta à programação do cata-treco, que será entregue de casa em casa, dias antes do projeto ser iniciado naquela região. (Veja a programação completa abaixo).

Os materiais não utilizáveis devem ser colocados nas calçadas, durante o período do Várzea Limpa na região, durante a semana, para serem recolhidos às sextas-feiras, sábados e domingos. Não serão recolhidos lixo nem entulhos.

O cata-treco tem uma função muito importante, até mesmo no combate à dengue, já que evita o acúmulo de materiais nas vias e terrenos.

PROGRAMAÇÃO VÁRZEA LIMPA 2010

Confira a programação completa:
Setor 1:
Vila Popular
Data: 03 a 16 de maio
Bairros: Vila Marajó, Jardim Continente, Vila Tupi, Jardim Geanfrancesco, Parque Guarani, Vila Iguaçu, Vila Indaiá, Vila Jerivá, Vila Fioresi, Jardim Figueira, Residencial Aimoré, Vila Popular, Vila Popular, Jardim Bertioga e Sítio São José.

Setor 2: Jardim Buriti
Data: 17 a 30 de maio
Bairros: Jardim Primavera, Vila Santa Terezinha, Núcleo Residencial Sequóia, Jardim Maria de Fátima, Vila Santa Catarina, Jardim Olívio Moro, Jardim Itapoá e Jardim Buriti.

Setor 3: Cruz Alta e Mursa
Data: 31 de maio a 13 de junho
Bairros: Jardim São Gonçalo, Jardim do Lar, Vila São José, Jardim Cruz Alta, Portal das Hortências, Jardim Mirante, Jardim Alto do Pinheirinho, Jardim Alessandra, Jardim Bela Vista, Jardim das Palmeiras, Jardim Itália I, Jardim Itália II e Mursa.

Setor 4: Jardim Promeca
Data: 14 de junho a 04 de julho
Bairros: Núcleo Residencial Satélite, Jardim Itajaí, Jardim Santo Antonio, Vila Paraíso, Vila Souza, Jardim Diana, Vila Bela Cintra, Jardim Santa Lúcia, Jardim Promeca, Condomínio Chacur, Jardim Felicidade, Residencial das Flores, Jardim das Acácias, Residencial Alexandria, Chácaras Araçari, Portal das Azaléias, Chácaras Clube Castanheiro, Jardim Gauchinha, Chácaras Carvalho, Chácaras São Guido e Chácaras Paulista.

Setor 5: Jardim Paulista
Data: 05 a 18 de julho
Bairros: Jardim Paulista, Jardim América I, Cidade Nova II e Núcleo Residencial Balsan.

Setor 6: Jardim América IV
Data: 19 de julho a 01 de agosto
Bairros: Jardim São Paulo, Jardim Boa Vista, Jardim América II, Jardim América III e Jardim América IV.

Setor 7: Vila Real e Chácaras Santa Martha
Data: 02 a 12 de agosto
Bairros: Vila Real e Chácaras Santa Martha.