Várzea oferece transporte acessível para estudantes

Educação - Destaques

Van equipada com elevador garante conforto e segurança para portadores de necessidades especiais; cidade é a única da região que oferece o serviço

Desde o início do ano letivo, Rodrigo Estevam da Silva, 16 anos, passou a ir à escola com mais frequencia e estímulo. Portador de necessidades especiais, ele depende da cadeira de rodas ou muletas para se locomover, o que tornava sua ida aos estudos uma dificuldade. Neste ano, a dificuldade deixou de fazer parte da vida do jovem estudante, graças a uma parceria que a Prefeitura buscou com o governo de Estado para oferecer o transporte acessível para os varzinos portadores de necessidades especiais.

Todos os dias, uma van espaçosa passa na casa dos cinco estudantes cadastrados no projeto, sendo quatro da rede estadual e um da rede municipal. O veículo comporta dois cadeirantes, além de contar com seis bancos de couro, cintos de segurança com trava em ‘X’, apoios almofadados e o principal: um elevador de última geração da indústria brasileira, que facilita o acesso ao veículo. Para isso, basta apertar um botão, já que o acionamento é automático.

Todos esses detalhes seguem as diretrizes do Ministério dos Transportes. Além deles, um fator essencial para garantir o bem estar e eficiência da medida no atendimento é a presença de um monitor, responsável por auxiliar a entrada e a saída dos alunos no veículo. Tal preocupação, torna a cidade pioneira na região, já que Várzea é a única a oferecer este serviço.

Para Elvira Estevam da Silva, mãe de Rodrigo, a iniciativa mudou a vida da família. “Antes o Rodrigo não tinha como ir à escola, faltava muito. A gente dependia de vizinhos, professoras e até da diretora da escola para levá-lo, pois ele usa cadeira de rodas. Foi uma grande vitória”, comenta. Elvira chegou, no início do ano, a ir até o Fórum para conseguir um meio de transporte para o filho. “Foi então que fomos comunicados que o serviço começaria a ser oferecido pela Prefeitura neste ano”, lembra.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques, o trabalho está garantindo o direito da acessibilidade aos alunos varzinos. “Não basta apenas oferecermos a educação. É necessário garantir o acesso de nossos alunos às salas de aula. Buscamos essa parceria para proporcionar este acesso, com conforto e segurança para esses alunos”, explica.