Obras em fase final: População ganha nova ponte na Pequeri-Tanabi

Infraestrutura - Destaques

Obra incluiu construção de passarela de pedestres próxima ao local; investimento foi de R$ 60 mil

Nesta sexta-feira (23), o prefeito Eduardo Pereira inaugura uma importante obra para os moradores do Jardim América III. A nova ponte que liga as avenidas Pequeri e Tanabi, construída com estrutura de concreto, substituindo a de madeira que ruiu durante o período de chuvas, será entregue à população, garantindo mais segurança para veículos e pedestres que passam pelo local.

A obra está estimada em R$ 60 mil e foi realizada com recursos municipais. Toda a área do entorno também está sendo gramada. Com 9 metros de largura, a nova ponte de concreto reserva mais 2 metros para a travessia de pedestres e foi construída com 12 aduelas, estruturas pré-fabricadas de concreto. Uma nova passarela para pedestres foi construída alguns metros a frente, trazendo mais segurança para a população.

De acordo com o prefeito Eduardo, a iniciativa faz parte dos trabalhos de recuperação dos estragos causados pelas chuvas. “Com a chegada do período de estiagem, estamos recuperando os danos causados na época das chuvas, que castigou muito a nossa região. A inauguração desta nova ponte já nos mostra os resultados deste trabalho recém iniciado”, avalia o prefeito, que acompanhou os trabalhos de perto e ouviu sugestões dos moradores locais.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor, o projeto da ponte foi desenvolvido com base na segurança de todos os usuários da ponte. “Houve a preocupação de garantir o tráfego seguro tanto para os veículos, quanto para os pedestres. O material também foi escolhido pensando na segurança das pessoas e na durabilidade da ponte”, explica.

Morador há 20 anos na avenida Pequeri, o aposentado João Ribeiro já comemora a mudança. “Antes era difícil passar para o outro lado. Com as chuvas, além do normal, ficou pior. Mas, agora, será mais tranquila a travessia”, disse.

Continuam as obras nos bairros

Com o intervalo nas chuvas, a secretaria de Infraestrutura pôde realizar diversas melhorias nos bairros de Várzea Paulista. A viela que liga as ruas Araré com Itaim, na Vila Popular, está com as obras adiantadas; a Chácara São Guido recebeu serviço de drenagem; os córregos Bertioga e Pequeri, Parque Chico Mendes, Posto de Saúde Mental do Jardim Primavera, rua Pedro Poloni, no Centro, e o parquinho na Avenida Ipiranga foram limpos e capinados.

Além disso, mais 11 vias receberam manutenção, sendo elas: rua Caçapava, Angicos, Andradina Morumbi, Itapevi e Osasco, no Jardim América II, que foram niveladas; as ruas Agapantos e Acalifas, no Jardim Bertioga; rua 9 no Jardim Itália, avenida José Rabelo Portela, Jardim Santa Terezinha e rua Carnaúba, no Jardim Palmeiras.