Em Várzea, aulas gratuitas de capoeira para mais de 100 alunos

Educação - Destaques

Considerado um esporte educativo, exercício é acompanhado de cultura e diversão

A Prefeitura de Várzea Paulista oferece por mais um ano consecutivo, aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, no Espaço Cidadania. Com aproximadamente 100 alunos, as aulas acontecem às quintas-feiras, em dois períodos: das 9 horas às 11 horas e das 15 às 17 horas.

O professor, Mestre Bola Sete, orgulha-se ao falar sobre o projeto que, além de promover a inclusão social, leva até os alunos o contato com a história brasileira e da capoeira. “Ao conhecerem mais da história do Brasil e do esporte, os alunos criam uma identificação com a cultura do país, mantém-se afastados das drogas, das ruas e ficam mais disciplinados”.

O grupo é filiado ao ‘Capoeira Brasil’, que tem como filosofia, junto ao ensino do esporte, o incentivo aos estudos. “Procuramos trabalhar a exploração do potencial das crianças e dar a elas uma melhor perspectiva de vida.”

O projeto deu tão certo que há alunos dando aulas sob a supervisão do Mestre Bola Sete, inclusive na Alemanha, um dos 60 países em que o grupo está.

A capoeira trabalha o espírito de grupo, força, flexibilidade, a coordenação motora e queima calorias.  Letícia Bellodi, 15 anos, pratica o esporte há dois anos. Foi apresentada à capoeira por amigos. “Depois que comecei não quis mais parar, pois acho muito bonito. Sei fazer os movimentos básicos, como a ginga”, comenta.

Jonata Alexandre, 15 anos, está no grupo há onze meses. A influência veio do pai, que também ‘joga’, e a paixão pelo esporte faz com que seu sonho seja ser mestre também. O menino sabe tocar berimbau, atabaque e pandeiro. “Aprendi tudo sozinho, só de ver o Mestre tocar”, relata.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever no Espaço Cidadania, anexo do Paço Municipal, acompanhados pelos pais ou responsáveis para assinar a ficha de inscrição. As turmas são divididas de acordo com a idade, entre 8 e 10 anos e entre 11 e 16 anos.