Eduardo conquista mais R$ 14,8 milhões do PAC para a Vila Real

Finanças - Destaques

Contrato será assinado pela secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, no próximo dia 19, em Jundiaí; verba é destinada para a 2ª fase de urbanização do bairro

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, garantiu em Brasília a liberação de mais R$ 14,8 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, para a 2ª fase do projeto de urbanização da Vila Real. A Prefeitura investirá mais R$ 1,3 milhão em contrapartida, totalizando assim R$ 16,1 milhões aplicados. A assinatura do contrato acontece no próximo dia 19 (segunda-feira), a partir das 16 horas, com a presença da secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, na Caixa Econômica Federal de Jundiaí.

Para Eduardo, o Governo Lula está demonstrando muita vontade política de melhorar a vida das pessoas. “O PAC está transformando o Brasil num verdadeiro canteiro de obras. Para se ter uma ideia, o PAC 2, lançado recentemente, terá investimentos somados de R$ 1,59 trilhão em obras”, enfatiza o prefeito varzino, que tem batalhado para aprovar projetos que beneficiem o município.

Somadas as 1ª e 2ª  fases da urbanização da Vila Real, o bairro será totalmente transformado. “A Vila Real já é um bairro muito diferente do que era há alguns anos, com infraestrutura, asfalto e equipamentos públicos, como unidade de saúde e escola. Com a segunda fase, a transformação será completa e os moradores terão a qualidade de vida que sempre mereceram. É uma grande vitória para toda a cidade”, complementa o prefeito.

Unidades habitacionais

Nessa fase do projeto, com previsão de início de execução para 2011, serão priorizadas as construções de 169 unidades habitacionais no próprio bairro, para remoção de famílias fixadas atualmente em áreas de risco de deslizamento ou em Áreas de Preservação Permanente (APP) do córrego da Ilhabela. Parte da verba será investida em melhorias habitacionais e assistência técnica para os moradores. Mais 3 mil famílias também serão contempladas com a regularização fundiária

Mais 30 ruas, travessas e vielas serão pavimentadas e serão construídos três equipamentos públicos para atender a população.

A segunda fase do projeto de urbanização da Vila Real também prevê infraestrutura de saneamento a todos os 14 mil moradores do bairro, com preservação do meio natural no qual a região está assentada, especialmente os córregos. De acordo com o secretário de Obras, Cícero Petrica, serão eliminadas todas as áreas de risco de deslizamento e enchentes nessa região. “Ao final do projeto, a Vila Real será conectada entre si e integrada ao restante da cidade”, enfatiza.

R$ 10 milhões investidos na primeira fase

As obras da primeira fase da urbanização da Vila Real já estão em um estágio bastante avançado. A Prefeitura conquistou através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) um repasse de R$ 10 milhões para esta etapa. A Prefeitura investiu uma contrapartida de R$ 1,4 milhão. A primeira fase do projeto abrange com pavimentação de ruas, drenagem e canalização de esgoto, a regularização fundiária, entre outras melhorias.

Confira o andamento das obras da primeira fase da urbanização:
– Pavimentação, drenagem e canalização de esgoto das ruas Borda da Mata, Sumaré, Jacareí, Caembu e Marília
-Rua Montes Claros está 90% concluída. O trecho de embocadura com a rua Caembú está prestes a ser finalizado
-Rua Vergueiro está 80% concluída
-Rua Taguaí está com a drenagem 50% concluída. O outro trecho depende de ação conjunta com a SABESP.
-Rua Rinópolis está 75% concluída
-Obras de drenagem estão acontecendo nas ruas São Roque, Antinópolis, Felicidade, Bilak e Porto Velho (esta última depende de remoção de casas)
– Rua Pompéia está com 60% de sua pavimentação concluída
-Rua Araçatuba está com 40% de sua pavimentação concluída.
-Nas ruas Capivari e Bela Vista, a SABESP implantou a linha de esgoto e realizará em breve as ligações domiciliares
-As ruas Braúna, Itapevi (trecho), Tapuia (trecho), Catanduva (trecho) e Piqueri (trecho) já estão com 100% de drenagem

Informações para Imprensa:

Assinatura do contrato da 2ª fase de urbanização da Vila Real
Data: 19/04, a partir das 16 horas
Endereço: Rua das Pitangueiras, 535 – Jd. Pitangueiras
Presença da secretária nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Inês Magalhães.