Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente

Artigos do Cidadão

A Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente é responsável por planos e programas de desenvolvimento do município, abrangendo a área de meio ambiente. Tem como objetivos a execução de obras, garantia de preservação do meio ambiente, desenvolvimento de projetos residenciais, loteamentos populares e de urbanização de favelas e ocupações, além de criar projetos e orçamentos de captação de recursos voltados para programas habitacionais destinados à população de baixa renda. Também administra dados com informações imobiliárias e socioeconômicas do município, mantendo-o permanentemente atualizado, e mapeamento físico em todas as dimensões da cidade mantendo atualizada a cartografia do município.

Dentre os projetos desenvolvidos destacam-se a urbanização da Vila Real e a regularização fundiária de loteamentos e áreas irregulares.

Projeto de Urbanização da Vila Real

Após 20 anos de luta, os moradores da Vila Real comemoraram o início de uma nova história para o bairro com as obras de urbanização. Em junho de 2008, o Governo de Várzea Paulista deu início à pavimentação de 21 ruas e duas áreas que serão pavimentadas e urbanizadas beneficiando toda a Vila. O recurso de R$ 10 milhões, para este projeto foi destinado através do PAC, Programa de Aceleração de Crescimento. O projeto de urbanização, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, foi aprovado pelo Governo Federal. Além disso, mais R$ 15 milhões estão previstos para uma segunda etapa do projeto, que faz parte do PAC II.

Secretário: CÍCERO PEDRO PETRICA