Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Artigos do Cidadão

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

A secretaria tem como missão executar as políticas públicas de Educação, prioritariamente em relação à educação básica ciclo 1, conforme legislação federal, estadual e municipal, cultura, esporte e lazer. Além disso, é função da pasta estabelecer políticas públicas com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino, a bens culturais, esportivos e turísticos da cidade. Além das creches e escolas da rede municipal, é de responsabilidade da pasta a coordenação da Biblioteca, Espaço Cidadania, Ginásios e espaços esportivos e Centro Cultural.

Para executar as suas missões, a secretaria adotou diversas políticas de inclusão e ampliação dos serviços oferecidos na rede municipal, como a distribuição anual e gratuita de uniformes e material para todos os alunos da rede municipal de ensino, a ampliação do número de vagas e processo de formação continuada dos professores.

Departamento de Esporte

Na área do Esporte, a secretaria também tem a missão de democratizar o acesso da população às atividades e práticas esportivas e recreativas do município, garantindo a inclusão de pessoas de todas as idades, com atividades específicas para crianças, jovens, adultos e  terceira idade em cinco núcleos de atendimento: Ginásios de Esporte Ayrton Senna, Ginásio de Esportes da Promeca, Ginásio de Esportes Vila Popular, Parque Ecológico Chico Mendes e Parque das Orquídeas.

Departamento de Cultura

No âmbito cultural, a secretaria se empenhou no resgate as manifestações culturais tradicionais da cidade, como os grupos de Folia de Reis, planejando eventos, atividades e incentivando as expressões de cunho artístico-cultural. Além disso, ela incentiva a formação de novos artistas e talentos, através de cursos, como é o caso da Escola de Música, que a prática de dezenas de instrumentos musicais para crianças e jovens.

Secretário: LUCIANO BRAZ DE MARQUES