Participação Popular chega a todos os bairros de Várzea

Governo e Administração - Destaques

Começou no início de março, mais um ciclo do Orçamento Participativo, marcando mais um ano no município com um intenso processo de participação popular que atinge a população de todos os bairros da cidade. Implantado em 2005, OP viabilizou a execução de importantes obras pela Prefeitura, escolhidas pelos varzinos, em pleno exercício de sua cidadania. Entre as principais conquistas da participação popular estão a construção da EMEI Paulo Freire, no Jardim Promeca, da Praça da Bíblia, no Jardim Primavera, pavimentação da rua Itararé, no Jardim Paulista, entre outras melhorias.

O ciclo do OP 2010 está em sua primeira fase, as Reuniões de Bairro, que será concluída no final de maio. Neste momento do processo, a população aprende como é realizado o OP em Várzea Paulista, conhecendo todas as suas etapas e regras, e elege as principais demandas de seu bairro, além de elencar os aspectos positivos também, para poder aperfeiçoá-los. Serão realizados 57 encontros.

Os moradores que acompanharam os ciclos anteriores do OP já vêem a iniciativa como uma política pública insdispensável. “Vejo que as demandas que foram eleitas nos ciclos anteriores do OP estão realmente sendo realizadas, por isso acho legal participarmos. Este é um instrumento necessário, pois é muito importante que a Prefeitura ouça a população”, avalia Alberto Aizza, morador da Vila Marajó.

Acompanhe o cronograma da primeira fase do OP e conheça todas as etapas do processo clicando aqui.