Espaços públicos são enfeitados com o símbolo de Várzea

Governo e Administração - Destaques

A Cidade das Orquídeas está ficando cada vez mais marcada por essa característica. Nos últimos dias, a secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Várzea Paulista plantou em árvores do centro da cidade e também em algumas praças cerca de 400 flores. O projeto teve lançamento no dia 19 de dezembro, na Praça Castro Alves, a primeira a receber as orquídeas.

A população varzina, por sua vez, já enxerga o embelezamento da cidade e se identifica com a marca ‘Cidade das Orquídeas’. “Fico orgulhoso de ver a cidade sob esse novo ponto de vista, principalmente ultimamente, que estão plantando estas flores. Agora, a população vai poder dizer que Várzea é sim a Cidade das Orquídeas”, diz Caue Carvalhães, 20 anos, morador do Jardim Itajaí.

Nesta primeira etapa do projeto serão plantadas flores na região central do município. A expectativa é que as orquídeas, algumas doadas pelo orquidário Biorchids, ganhem flores até a 6ª Orquivárzea, que acontece em agosto deste ano. Lugares como o Paço Municipal, a rua Pedro Poloni, a avenida Fernão Dias Paes Leme, a avenida Eduardo de Castro, o Hospital da Cidade, o Ginásio Ayrton Senna e a Praça São José já estão floridas com o plantio de orquídeas. “Até 2005, Várzea Paulista não tinha uma identidade, como as outras cidades da região. A consolidação dessa marca é uma forma de aumentarmos a autoestima da população e valorizar um grande potencial da nossa cidade”, avalia o prefeito Eduardo Pereira.

Identidade

Desde 2005, o Governo de Várzea Paulista atua para fixar a identidade ‘Cidade das Orquídeas’ no município, com o objetivo de incentivar o turismo, o desenvolvimento econômico e social e divulgar os orquidários existentes na cidade. Os esforços são direcionados também ao incentivo a novos investidores no cultivo da flor e no resgate da autoestima dos moradores além de, ainda, incentivar o cuidado com o meio ambiente.

Diversas ações foram criadas neste sentido, como é o caso da Orquivárzea, festa que acontece todos os anos e terá sua sexta edição neste ano, com exposição de flores vindas de todo o país e shows com artistas renomados.  Outro projeto de destaque é o desenvolvido pela secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que insere o tema ‘orquídeas’ no cotidiano dos alunos.