Secretaria de Cidadania e Assistência Social

Artigos do Cidadão

A secretaria de Cidadania e Assistência Social tem como missão estimular o desenvolvimento social da cidade através da implantação da política pública de inclusão social, inclusão produtiva e econômica por meio da educação e participação popular.

A secretaria é responsável por gerenciar os programas de transferência de renda dos Governos Estadual e Federal, como Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.

A secretaria implantou importantes projetos como o Sistema Único de Assistência Social, com base na mudança do modelo socioassistencial e a descentralização dos serviços de proteção básica e especial; a política da economia solidária como principal eixo da inclusão econômica; e a participação popular como estímulo ao desenvolvimento local e a inclusão política, cujo principal instrumento é o Orçamento Participativo. Outro avanço importante foi a ampliação de mais de 70% do quadro de funcionários e criação de novos equipamentos, como os Centro de Referência da Assitência Social.

A secretaria de Assistência Social atua em parceria com os Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Secretária: GIANY PÓVOA