Visite Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Orquidários

Nada mais agradável do que um passeio pelos orquidários da Cidade das Orquídeas. Com milhares de espécies, os produtores varzinos encantam a todos com as suas estufas. Os visitantes do Biorchids, podem se informar sobre as espécies em extinção reproduzidas em seus laboratórios. Quem for visitar o Flores Vivas, deve conferir a beleza das Vandas, orquídeas tailandesas, que ficam suspensas sob um lago artificial. Já no Emanuel, destacam-se os diversos tipos de Bulbophilum e no Fioresi, há as Cathleyas e Laelias Shillerianas, orquídeas raríssimas.

Fioresi

Contato: Visitas podem ser agendadas pelo telefone 4606-1719

Biorchids

Contato: 4606-3703
Endereço: Estrada do Mursa, 620, Bairro do Mursa.

Flores Vivas

Contato: 4595-5942
Endereço: Av. Arariva, 715, Bairro Portal

Emanuel

Contato: 4596-7194
Endereço: Rua Celestino Catroviejo, Vila Paraíso

Estação Ferroviária

Localizada na região central de Várzea Paulista, a estação ferroviária foi inaugurada em 1891 fazia parte da São Paulo Railway, a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos – até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos – o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto. Por algum tempo, nos anos 50, teve o nome de Secundino Veiga. Passou então a se chamar Várzea Paulista atendendo aos trens metropolitanos da CPTM.

Loja Social

Uma ótima opção para quem procura produtos artesanais de qualidade a preços justos,  a Loja Social comercializa as mercadorias produzidas pelos artesãos das cooperativas Artes Viva, Artes Várzea e Amigos da Natureza. Entre os atrativos estão os belíssimos panos de prato bordados em vagonite, ponto reto e ponto cruz; as bonecas 3 em 1; camisetas customizadas e bandejas em mosaico. Os preços variam de R$ 3,00 a R$ 45,00.

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Endereço: Rua Pedro Poloni, 36, Centro.

Parque Ecológico Chico Mendes

O primeiro Parque Ecológico da Cidade conta com uma estrutura ampla com uma área de 133.385 m², dos quais 51.370 mil m² são de mata nativa com características de mata ciliar e atlântica, tendo entre as espécies catalogadas árvores como Ypê, Jequitibá e Acácia Mimosa. Para os amantes de esportes, o parque conta com duas quadras de areia, futsal e basquete, além de uma pista de skate, que no período de férias fica disponível para toda a população durante todo o dia. O local sedia também o Centro de Estudos Ambientais, voltado aos estudantes.

Endereço: Rua Arujá, 276, Jardim América II.

Parque das Orquídeas

Uma boa opção para os fãs de esportes como futsal, vôlei, basquete e também tênis de campo. O Parque das Orquídeas fica localizado no antigo aterro sanitário da cidade e conta com 2 quadras de areia, 2 de futsal, 1 de vôlei e basquete e 1 de tênis. Além de opções esportivas o parque tem uma estrutura para churrasco, com churrasqueira e um salão.

Horário e dias de Funcionamento: De segunda à segunda, das 8 às 17h30.
Endereço: Rua Francisco José Santana, 140. Jardim América IV.

Praça da Bíblia

Um espaço agradável e de fácil acesso, devido a sua localização na região central da cidade, a Praça da Bíblia é uma ótima opção de lazer para a família inteira. Os mais velhos podem se entreter com as mesas de jogos de tabuleiro e carteado, espalhadas pelo entorno da praça. Já as crianças têm muito espaço para suas brincadeiras e os amantes de esportes radicais desfrutam das manobras proporcionadas pelas rampas da pista de skate.

Endereço: Avenida Costa e Silva, S/Nº – Jardim Primavera

Ginásios

O município possui três ginásios de esporte onde são oferecidas dezenas de atividades físicas e esportivas gratuitas para a população em suas quadras poliesportivas. Para utilizar esses espaços, é recomendável o agendamento prévio ou por telefone, com a secretaria de cada ginásio.

Horário de Funcionamento dos três ginásios: De segunda à sábado, das 8 às 22 horas.

Ginásio Ayrton Senna
Endereço: Rua Aristides Nivoloni, 240. Jardim Maria de Fátima.

Ginásio Vila Popular
Endereço: Rua Santa Catarina, s/nº. Vila Popular.

Ginásio Jordão Dias Fernandes
Endereço: Rua Portugal, s/nº. Jardim Promeca

Biblioteca

Com 13 mil títulos para todas as idades, a Biblioteca Municipal, localizada no Espaço Cidadania, costuma ser uma das opções mais procuradas de cultura e entretenimento no período das férias. Um espaço agradável para leitura, oferece uma área exclusiva para crianças e um acervo em braile. Para ficar sócio, basta apresentar o RG, um comprovante de residência e uma foto 3×4, diretamente na biblioteca.

Horário de Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Endereço: Avenida Ipiranga, 151, Centro.

Telecentros

Para aqueles que gostam de estar conectados com o mundo, a cidade conta com cinco Telecentros, que oferecem, gratuitamente, cursos de capacitação e também acesso livre à internet com banda larga. Para utilizar os Telecentros, é preciso ser residente em Várzea Paulista e fazer um cadastro no próprio local.

Endereços e horário de funcionamento:

Espaço Cidadania
Endereço: Avenida Ipiranga, 151 – Centro
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 8 às 18 horas

Centro de Educação Ambiental – CEA
Endereço: Avenida Guarujá, 276, Jardim América II.
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 8 às 14 horas

Ginásio da Popular
Endereço: Rua Santa Catarina, s/nº, Vila Popular.
Horário de Funcionamento: De segunda à sexta das 8 às 14 horas.