Telecentros iniciam novos cursos em Várzea

Esporte e Lazer - Destaques

O processo de inclusão digital está tendo grandes progressos nos últimos anos em Várzea Paulista. Os cursos de inclusão digital, oferecidos anualmente, começaram mais um ciclo nesta semana. A iniciativa atende desde pessoas que não possuem noções básicas de computação, com as aulas de inclusão digital; até aqueles que desejam se aperfeiçoar, com o curso de Pacote Office. A grande novidade deste ano é o curso de Montagem de Computadores, oferecido no núcleo do Espaço Cidadania.
 
Além do Espaço Cidadania, estão oferecendo cursos os núcleos do Centro Cultural e do Parque Ecológico Chico Mendes. Muitos alunos que participaram do curso de informática básica, nos anos anteriores, já estão se aprofundando nos novos cursos oferecidos, como é o caso de Valdemir Rodrigues da Cruz. “Quando comecei a frequentar os Telecentros eu era leigo em informática e hoje já estou em busca da especialização nesta área”, diz. Para ele, as aulas são fundamentais. “Hoje a informática está presente no nosso dia-dia, não só em computadores, mas em outros aparelhos também. Estar por dentro dessa área é determinante para entrar no mercado de trabalho”, avalia.
 
Para o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, é importante que o poder público desenvolva políticas públicas na área de inclusão digital. “Esta é uma área promissora e com muitas oportunidades de trabalho. Oferecer o acesso da população a esse segmento garante que ela seja incluída nessa nova realidade, pautada pela tecnologia”, afirma.
 
De acordo com o professor do curso de Montagem de Computadores, Gabriel Morais Pontes de Oliveira, os alunos concluem as aulas com todos os conhecimentos necessários para montar gabinetes e trabalhar nesta área. “Eles conhecem todas as peças internas e suas funções e o funcionamento dos computadores, saindo habilitados para montar este tipo de máquina”, explica.