Artigos do Cidadão

Com uma política de saúde humanizada, a Secretaria de Saúde garante à população tratamento e atenção de qualidade. É a responsável por gerenciar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, do Hospital da Cidade e também atua no CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Na cidade, a secretaria se norteia por pontos seguidos para garantir a qualidade no atendimento. Implantou a Humanização través do acolhimento, vínculo, responsabilização e ambiência. A partir da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), tem por meta fortalecer a participação popular e o controle social, por meio de conferências, do Conselho Municipal e Conselhos Locais, Ouvidoria e Voluntariado na Saúde.

A secretaria trabalha, também, pela manutenção e ampliação da política de valorização dos servidores e de gestão participativa, com capacitações permanentes. A Saúde de Várzea zela pela modernização administrativa para apoio às ações da rede assistencial, através da informatização e da logística. A Atenção Básica é vista como “porta de entrada” preferencial no sistema, incluindo a implantação de agentes comunitários de saúde em todo o município. A pasta é responsável pela ampliação da oferta de medicamentos, por meio da descentralização, da revisão periódica e da otimização dos processos de medicamentos excepcionais, é também a responsável pela ampliação da atenção em Saúde Mental com o fortalecimento e estruturação do CAPS.

A secretaria também implantou a assistência em Saúde Bucal, ampliou a oferta das práticas complementares como Lian Cong, Shatala, Massoterapia, Fitoterapia e Terapia Comunitária. Trabalha para a continuidade da ampliação ao acesso a consultas e exames especializados. O Hospital da Cidade teve ampliação em suas atividades e também das estratégias da promoção da saúde através da intersetorialidade, do trabalho de rede e da integração das ações de saúde coletiva e de vigilância com as da assistência à saúde.

Secretário: LUÍS FERNANDO NOGUEIRA TOFANI