Merenda passa a ser self-service nas Emeis

Educação - Destaques

Quarta-feira (7) foi um dia bastante diferente para as crianças da Emei Profª Beatriz de Oliveira Campos, que deram um grande passo no sentido de sua autonomia e independência. A escola está sendo a primeira a desenvolver o sistema de merenda self service, no qual a criança pega o prato, os talheres, escolhe o alimento que quer e se serve por conta própria.

Além de ser uma iniciativa importante para a vida das crianças – já que elas passam a ter a liberdade de escolher a quantidade que desejam, o lugar em que querem se sentar e também podem voltar à fila para repetir os alimentos que têm vontade -, o projeto ainda beneficia as merendeiras, que agora ganharam mais tempo para o preparo dos alimentos e outras atividades, como lavar a louça.

De acordo com a nutricionista do ensino infantil da Rede Municipal de educação, Adriana Baranauskas, a iniciativa será implantada em todas as Emeis da rede, gradativamente. “Tudo isso tem o objetivo de ajudar a criança a desenvolver hábitos saudáveis, e promover a autonomia para uma maior independência na hora de se alimentar”, explica, destacando que o ensino infantil é a melhor fase para estimular a prática. “Sabemos que é na idade escolar que a criança alcança um melhor controle motor, percebemos então que é esta a melhor época para ensiná-la a comer sozinha, e com o estímulo de outros colegas esse aprendizado pode acontecer mais rápido”, finaliza.

A diretora da escola, Magali Oliveira de Souza, considera o projeto fundamental para a formação das crianças. “Isso fomenta o direito de escolha, além de despertar nas crianças o prazer por se alimentar”, considera.

Adaptações

Para implantação do self service, primeiramente é preciso adquirir utensílios, travessas, talheres adequados, organizar um espaço físico acolhedor, com cardápio diversificado nutritivo e atrativo. O apoio dos professores e diretora também é importante para orientar a criança em sala de aula com explicações lúdicas e divertidas sobre a refeição, para serem praticadas no horário da merenda.

De acordo com o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, há um empenho coletivo para que tudo ocorra de maneira organizada e equilibrada. “Esperamos ao final do projeto melhorar o estímulo da criança para comer merenda e reduzir o desperdício de alimentos”, prevê.